Será que é possível chover no Sol? Entenda como.

O fenômeno das chuvas coronais acontece na atmosfera solar exterior

Avalie a matéria:
Será que é possível chover no Sol? Entenda como. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sol também tem mau tempo. Assim como a Terra, a nossa estrela maior possui uma chuva feita de gases eletricamente carregados, denominados plasmas, e caem com velocidades de 200.000 km/h. O fenômeno das chuvas coronais acontece na atmosfera solar exterior, chamada de coroa.

Os físicos solares estão criando estudos capazes de saber como esse fenômeno acontece no Sol. Graças a satélites precisos, como o Observatório Solar Dynamics da NASA (SDO) e observatórios terrestres, como o Swedish 1-m Solar Telescope (SST), esses físicos podem trazer mais detalhes sobre esse fenômeno.

A chuva que acontece no Sol é similar com a que acontece na Terra. Caso haja condições da atmosfera, há a formação de nuvens de calor e o plasma denso pode naturalmente resfriar e condensar. Eventualmente, ele cairá de volta na superfície do Sol, só que em forma de chuva coronal.

O material que compõe as nuvens de chuva atinge a coroa solar por meio de um processo de evaporação rápida. Porem nesse caso, a evaporação é causada por erupções solares, as explosões mais poderosas do sistema solar, que é o que provavelmente mantém o calor intenso nessa atmosfera exterior do Sol.

Essas chuvas torrenciais ajudam a desempenhar um papel importante no controle da massa da atmosfera e agem como uma espécie de termostato “em escala solar” na regulação da temperatura da coroa.

Mesmo com todos os estudos, ainda é um mistério as origens do aquecimento coronal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES