Sonda Parker “toca” o Sol pela primeira vez, anuncia Nasa

A sonda Parker Solar Probe entrou na camada externa da atmosfera solar, conhecida como corona e coletou amostras de partículas e campos magnéticos durante o mergulho.

Sonda da Nasa toca o Sol pela primeira vez | NASA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez na história, uma nave espacial "tocou" o Sol, segundo anunciou a Nasa, na última terça-feira, 14 de dezembro. A sonda Parker Solar Probe entrou na camada externa da atmosfera solar, conhecida como corona e  coletou amostras de partículas e campos magnéticos durante o mergulho.   

Segundo o  astrofísico Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missão Científica da Nasa, foi "um momento monumental para a ciência solar e um feito realmente extraordinário".

"Não apenas este marco nos proporciona uma compreensão mais profunda da evolução do nosso Sol e de seus impactos em nosso sistema solar, mas tudo o que aprendemos sobre nossa própria estrela também nos ensina mais sobre as estrelas no resto do universo", informou.

Lançada em 2018, a Parker estava a 13 milhões de quilômetros do centro do Sol quando entrou pela primeira vez na atmosfera solar, e ali permaneceu por cerca de cinco horas. A nave espacial mergulhou para dentro e para fora da corona pelo menos três vezes, se deslocando a mais de 100 quilômetros por segundo, de acordo com os cientistas.

Segundo a Nasa, a sonda já havia entrado na atmosfera solar em abril, na oitava aproximação que fez do Sol. Dados preliminares sugerem que a Parker também mergulhou na corona durante sua nona aproximação, em agosto, mas cientistas afirmaram que mais análises são necessárias. Em novembro, a sonda fez sua décima aproximação da atmosfera solar.

Descobertas

Diferentemente da Terra, o Sol não tem uma superfície sólida. Mas tem uma atmosfera superaquecida, feita de material solar ligado a ele pela gravidade e forças magnéticas. O calor e a pressão empurram esse material para longe do Sol até que a gravidade e os campos magnéticos ficam fracos demais para contê-lo. Esse fenômeno dá origem ao vento solar, que é um fluxo contínuo de partículas energéticas emitidas pela corona solar e que pode afetar as atividades na Terra, desde os satélites até as telecomunicações.

Nour Raouafi, da Universidade Johns Hopkins e cientista de projeto da sonda Parker, afirmou que a corona parece conter mais poeira do que se pensava. Segundo ele, futuros mergulhos na atmosfera solar ajudarão cientistas a entender melhor a origem do vento solar e como ele é aquecido e acelerado através do espaço.

A Parker vai continuar se aproximando do Sol e mergulhando mais fundo na corona até sua órbita final em 2025.

Com informações do Deutsche WelleDeutsche Welle via Climatempo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES