SpaceX: foguete que lançou astronautas ao espaço volta à terra firme

Imagens publicadas pela própria empresa mostram o modelo Falcon 9 sendo rebocado para Porto Canaveral, na Flórida.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O foguete de primeiro estágio responsável pela missão da SpaceX que levou dois astronautas ao espaço — que teve uma acoplagem bem-sucedida na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) — foi recuperado com sucesso. As informações são do Mega Curioso.

Imagens publicadas pela própria empresa mostram o modelo Falcon 9 sendo rebocado para Porto Canaveral, na Flórida, que fica nas proximidades da região do lançamento. Isso significa que o foguete pode passar por uma leve manutenção e ser reutilizado em lançamentos futuros, gerando economia e sustentabilidade. Mas, por enquanto, o dispositivo de segundo estágio não pode ser reaproveitado.

Reprodução

Como parte da missão Demo-2, que marcou o primeiro transporte de astronautas da NASA por uma empresa privada norte-americana, o Falcon 9 lançou o conjunto que inclui a cápsula Crew Dragon. Nove minutos após a decolagem, o foguete pousou verticalmente na plataforma Of Course I Still Love You, que foi batizada em homenagem a uma nave presente no livro The Player of Games, de Iain M. Banks, um dos favoritos de Elon Musk. O CEO e cofundador da SpaceX reagiu com bastante emoção ao sucesso do lançamento.

Ainda não se sabe se a empresa de fato vai reaproveitar a peça ou guardá-la como uma espécie de item de museu, já que o equipamento virou parte de um evento histórico. A missão Demo-2 será finalizada apenas com o retorno da dupla à Terra após o tempo passado na ISS, o que pode levar entre 1 e 4 meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES