Tecidos humanos podem absorver microplásticos, diz pesquisa

Uma equipe de especialistas testou 47 amostras retiradas de pulmões, fígado, baço e rins.

Mar contaminado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudos anteriores em animais selvagens ligaram a exposição a micro e nanoplásticos à infertilidade, inflamação e câncer. Mas os resultados de saúde em humanos são atualmente desconhecidos. Agora, um novo estudo de pesquisadores da Arizona State University encontrou evidências de que os órgãos e tecidos humanos podem absorver vestígios de nano e microplásticos.

A equipe testou 47 amostras retiradas de pulmões, fígado, baço e rins - quatro órgãos que podem ser expostos, filtrar ou coletar microplásticos - de um repositório pré-existente de tecidos do cérebro e do corpo que foi estabelecido para estudar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Pequenos pedaços de pláticos (foto: divulgação)

Depois de expor as amostras de tecido a uma variedade de microplásticos e colocá-las em um espectrômetro de massa, eles descobriram que cada amostra continha traços de plástico, incluindo policarbonato (PC), tereftalato de polietileno (PET) e polietileno (PE). O bisfenol A (BPA), uma substância ainda usada em muitos recipientes de alimentos, apesar de preocupações com a saúde, foi encontrado em todas as 47 amostras humanas.

“Você pode encontrar plásticos contaminando o meio ambiente em praticamente todos os locais do mundo e, em poucas décadas, deixamos de ver o plástico como um benefício maravilhoso e passamos a considerá-lo uma ameaça”, disse o co-autor e aluno de doutorado Charles Rolsky .

“Há evidências de que o plástico está entrando em nosso corpo, mas poucos estudos o procuraram por lá. E, neste ponto, não sabemos se este plástico é apenas um incômodo ou se representa um perigo para a saúde humana. ”

Os pesquisadores também criaram um programa de computador que converteu informações sobre a contagem de partículas de plástico em unidades de massa e área de superfície que eles planejam compartilhar online para que outros pesquisadores possam relatar seus resultados de maneira padronizada.

Eles agora planejam investigar quaisquer riscos potenciais à saúde que possam surgir devido à contaminação por plástico.

“Nunca queremos ser alarmistas, mas é preocupante que esses materiais não biodegradáveis que estão presentes em todos os lugares possam entrar e se acumular nos tecidos humanos, e não sabemos os possíveis efeitos para a saúde”, disse o estudante de doutorado e coautor Varun Kelkar .

“Assim que tivermos uma ideia melhor do que está nos tecidos, podemos realizar estudos epidemiológicos para avaliar os resultados da saúde humana. Dessa forma, podemos começar a entender os riscos potenciais à saúde, se houver. ”

Como o plástico chega aos oceanos?

Cerca de 80% dos resíduos plásticos encontrados nos oceanos hoje são originários do interior. O lixo, a má gestão de resíduos e a atividade industrial podem permitir que o plástico entre no ambiente natural.

Uma proporção significativa disso então se espalha em rios e riachos, que os carregam para o oceano. Isso é particularmente comum em países onde a infraestrutura de resíduos é insuficiente: cerca de dois bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à coleta de resíduos sólidos.

Além disso, as águas residuais de nossas casas geralmente contêm pequenos pedaços de plástico, incluindo microesferas de cosméticos (agora proibidas no Reino Unido) e fibras de roupas de poliéster. O combate à poluição do plástico, portanto, exige que indivíduos, governos e empresas em todo o mundo trabalhem juntos para reduzir o consumo e o desperdício de plástico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES