Ter cachorro diminui ansiedade e estresse em crianças, diz estudo

Um dos possíveis responsáveis pelo efeito é a ocitocina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos serviu para identificar que ter um cachorro diminui o estresse a ansiedade nas crianças. O estudo analisou 643 crianças com idade entre 4 e 10 anos, sendo que 58% deles tinham um cachorro de estimação e 42% não.

Dentre os vários fatores que foram levados em conta estavam o índice de massa corporal, atividades físicas, tempo que ficam na frente do computador e saúde mental. No resultado, a única diferença que pode ser percebida entre os dois grupos foi a ansiedade e o estresse.

Dos 58% das crianças que tinham cachorros, 12% foram diagnosticadas com stress e ansiedade, de acordo com um teste padrão. Esse número pulou para 21% quando as crianças sem o animal de estimação foram analisadas. "Cachorros podem reduzir a ansiedade infantil, particularmente a ansiedade de separação e social, através de vários mecanismos. Eles podem estimular a conversação e fortalecer laços", aponta o estudo.

Um dos possíveis responsáveis pelo efeito é a ocitocina, hormônio associado à redução da ansiedade e à criação de laços sociais. E não são só as crianças que saem ganhando. A pesquisa diz que "A interação social entre cachorros e humanos pode aumentar os níveis de ocitocina tanto no humano quanto no cachorro. Interagir com um cachorro amigável também reduz os níveis de cortisol através da liberação da ocitocina, que atenua a resposta psicológica ao stress".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES