Tirar ou pode manter a barba durante pandemia? Tire suas dúvidas

A pandemia do novo coronavírus colocou a barba em xeque

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia do novo coronavírus colocou a barba em xeque. Alguns médicos indicam mantê-la; outros, a remoção total dos pelos do rosto. Pelo sim, pelo não, famosos como o apresentador Felipe Andreoli e o estilista Ronaldo Fraga eliminaram o possível problema pela raiz. "Sem barba, menos um risco", escreveu Ronaldo no perfil do Instagram. Vale ressaltar que não há recomendação do Ministério da Saúde para que homens tirem suas barbas para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. 

O estilista Ronaldo Fraga 

Segundo o infectologista e professor do Centro Univer sitário São Camilo, de São Paulo, Milton Lapchik, não existem artigos científicos sobre o assunto. "O recomendável é que se apare a barba e o cabelo e que se faça a higiene pessoal de forma adequada, com água e sabão", explica. A coordenadora-chefe do curso de pós-graduação em cosmiatria do Instituto de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Mônica Azulay, diz que homens de barba comprida devem apará-la. Ainda, de acordo com a especialista, não é necessário removê-la por completo. "Barbas compridas acumulam resíduos. Então, a minha indicação é deixá-la bem curtinha e aparada neste momento", diz a médica. Ela também endossa a necessidade das "boas práticas de higiene". "O ideal é lavá-la com água e sabonete líquido com frequência", emenda Mônica, que chama atenção para cabelos compridos. "Quem precisar ir à rua (a recomendação é ficar em casa) deve prendê-lo num coque. E lavá-lo ao voltar para a casa."

A dermatologista Denise Barcellos defende a remoção total da barba. "O pelo pode ser um veículo de contaminação. Como a Covid-19 é uma infecção com tosse e espirro, os perdigotos podem ficar presos aos pelos do rosto. Superfície mais lisa é mais fácil de limpar", diz a médica. "Não tem nada comprovado cientificamente, mas acho vállido remover a barba. Estamos numa guerra."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES