Três tubarões são encontrados mortos no mesmo dia em praia de SP

Os animais foram encontrados enrolados em uma rede de pesca em Bertioga, litoral paulista.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três tubarões juvenis foram encontrados mortos e presos em redes de pesca na praia de São Lourenço, em Bertioga, no litoral de São Paulo. A informação foi divulgada pelo Instituto Gremar neste domingo (5). O instituto foi responsável pelo resgate das espécies em ações de monitoramento. Segundo o órgão confirmou, o animal costuma atrair o interesse das peixarias, que comercializam o peixe. As informações são do G1.

A localização ocorreu enquanto a equipe do Gremar patrulhava pela faixa de areia, próximo ao bairro Riviera de São Lourenço. Eles avistaram os animais encalhados na faixa de areia e foram averiguar. Os animais estavam enrolados a pedaços de redes de pesca de nylon, chamada rede de espera.

As equipes identificaram um deles como sendo um tubarão-martelo (do gênero Sphyrna) e os outros dois da espécie conhecida como cação-frango (Rhizoprionodon lalandii). O Gremar apontou que, lamentavelmente, a captura desses tubarões também se destina à venda de outros itens, como suas barbatanas, o óleo do fígado e seu couro.

Em entrevista, o biólogo Eric Comin relatou que é muito comum essas espécies estarem na região nesta época do ano e, apesar de assustarem a população, não causam riscos para banhistas e moradores. "No verão, as fêmeas costumam encostar na região para reprodução", explica.

Comercialização

Conforme informado pelo Gremar, há uma Instrução Normativa Ministerial para regulamentar esta prática: trata-se da MPA/MMA 14/2012, que estabelece normas e procedimentos para desembarque, transporte, armazenamento e comercialização de tubarões, raias e seus derivados. Ela discorre, inclusive, sobre a proibição do chamado finning, que é a captura apenas para comercialização das nadadeiras.

A legislação busca evitar a sobrepesca, uma vez que muitas populações de tubarões levam décadas para se recuperarem, considerando algumas de suas características principais longevidade, baixa fecundidade, maturidade sexual tardia, crescimento lento, etc).

Ainda segundo o instituto, a prática pode implicar em significativas alterações no ecossistema marinho, inclusive levando-os à extinção. Em contrapartida, o consumo sustentável permite o equilíbrio ecológico e regula os recursos naturais para as próximas gerações, bem como a qualidade ambiental para os seres vivos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES