Tripulação de cruzeiro flagra 8 tubarões devorando baleia; vídeo

Tripulação de cruzeiro na região capturou o momento em que dois predadores apareceram para devorar o animal em decomposição na superfície das águas de Cape Cod, em Massachussetts

tubarão | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao menos oito tubarões-brancos foram vistos se alimentando de uma carcaça de um filhote de baleia que emergiu na costa de Cape Cod, em Massachussetts, nos Estados Unidos, segundo pesquisadores financiados pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (Noaa).

Tripulantes de um cruzeiro na região capturaram o momento em que dois predadores se aproximam do animal em decomposição, encontrado no local em meados de agosto.  — As pessoas a bordo estavam muito animadas. Houve muitos gritos como "Oh, meu Deus! Uau" — disse o capitão da embarcação John Goggin ao jornal Boston Herald.

A cena foi presenciada no último dia 16 de agosto pela tripulação, mas nos dias seguintes pelo menos mais seis tubarões-brancos e outros predadores foram registrados no local para se alimentar da carcaça. Em parceria com a divisão de pesca marinha de Massachusetts, pesquisadores conseguiram marcar cinco grandes tubarões. 

Seis dos que compareceram para se alimentar já eram conhecidos dos estudiosos. Dois tubarões que apareceram pela primeira vez eram fêmeas adultas, conforme os especialistas.

O grupo financiado pelo Noaa postou no Facebook um vídeo de cerca de dois minutos do encontro com os animais, mostrando um barco turístico lotado ao fundo. A carcaça forneceria alimento para criaturas marinhas por meses, segundo os pesquisadores.

Tubarões se alimentam de carcaça de baleia 

De acordo com o The Guardian, cientistas que estudam baleias do Center for Coastal Studies, uma organização sem fins lucrativos de Provincetown, identificaram a baleia como um filhote macho, nascido em 2020, de uma baleia adulta chamada Venom. Em atualização nas redes sociais, o grupo afirmou que a causa da morte não é conhecida.

"Embora seja triste saber que um animal morreu, documentar esses eventos é essencial para estudos populacionais de longo prazo. Esses esforços também são essenciais para entender o evento de mortalidade incomum de baleias jubarte em andamento ao longo da costa do Atlântico", diz a publicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES