Último da década: eclipse solar raro criará “anel de fogo” no Natal

O evento ocorre quando a Lua está distante da Terra em sua órbita.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia de Natal será marcado por um raro eclipse solar que criará um anel de fogo no céu. O fenômeno será o último do tipo desta década, sendo visível em países do Oriente Médio, Ásia, Oceania e parte da África. As informações são do UOL.

O evento ocorre quando a Lua está distante da Terra em sua órbita. Como está menor por causa da distância, ela não consegue tampar o sol totalmente e, por causa disso, acaba sendo criado um "anel de fogo" ao redor da lua.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Dependendo da localidade, o eclipse do sol ocorrerá entre o dia 25 de dezembro e o dia 26 de dezembro. Neste Natal, a lua vai cobrir cerca de 97% do Sol, sobrando as beiradas, por onde escapará um pouco de luz para criar o anel.

O fenômeno será visível principalmente no Oriente Médio e Ásia - apenas pessoas no Catar, Emirados Árabes, Omã, sul da Índia, Sri Lanka, Indonésia, Singapura, Malásia e Guam vão ver o "anel de fogo". A duração do anel será de 3 minutos e 41 segundos, sendo preciso proteções para visualizá-lo, a fim de que a visão não seja prejudicada.

Para nós, brasileiros, existe a chance de ver o evento online. Alguns canais do YouTube alertam que vão fazer um stream ao vivo do eclipse enquanto ele passa pelo Oriente Médio e Ásia. No Brasil, um evento do tipo poderá ser visto no Norte do país apenas em 14 de outubro de 2023. Antes, o próximo eclipse solar ocorrerá em 21 de junho de 2020, também visto da África e Ásia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES