Um jovem de 14 anos criou seu próprio reator de fusão nuclear

Seu reator utilizou como base o deutério, um tipo de hidrogênio que contém um próton e um nêutron em seu núcleo; como resultado, Oswalt teria alcançado fusão nos dias 19, 30 e 31 de janeiro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto a maioria dos adolescentes está jogando videogames e se preparando para o vestibular, um garoto de 14 anos chamado Jackson Oswalt resolveu levar a ciência ao extremo, se tornando uma das pessoas mais jovens a criar seu próprio reator de fusão nuclear.

O anúncio da façanha foi anunciado e relatado em detalhes pelo próprio garoto no começo de fevereiro em um post ao site Fusor.net, com direito a fotos mostrando em detalhes sua engenhoca. Seu reator utilizou como base o deutério, um tipo de hidrogênio que contém um próton e um nêutron em seu núcleo; como resultado, Oswalt teria alcançado fusão nos dias 19, 30 e 31 de janeiro.

Não deve ser surpresa para ninguém descobrir que fazer algo assim não foi nada fácil – ou barato. Para tal, Oswalt investiu um valor entre 8 e 10 mil dólares; o projeto em si, por sua vez, levou aproximadamente um ano e meio para ser terminado, tendo início quando o pequeno cientista ainda tinha 12 anos. Segundo a Fox News, o recorde anterior pertencia a Taylor Wilson, que também alcançou a fusão nuclear aos 14 anos em 2008.

Antes que você pense naquelas cenas de filmes de desastres radioativos, é bom frisar que o tal reator utiliza o método de fusão, e não de fissão nuclear. Enquanto o segundo utiliza materiais como urânio para produzir energia, o primeiro transforma átomos de hidrogênio em plasma e depois os colide com outros átomos, em um processo idêntico ao que ocorre nas estrelas.

Com isso resta, claro, torcer que alguém como Oswalt descubra a resposta para o verdadeiro dilema desse tipo de reator: gerar mais energia do que custa para fazer o mecanismo funcionar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES