Uma formiga sobreviveria a uma queda do Empire State?

O que aconteceria se uma formiga despencasse do famoso Empire State

Uma formiga sobreviveria a uma queda do Empire State? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aconteceria se uma formiga despencasse do famoso Empire State Building — aquele famoso edifício que fica em Manhattan, Nova York? Será que ela morreria se despencasse dos 102 andares e altura total de 443,2 metros?

Segundo estudos, o pequeno animalzinho sobreviveria a queda Isso porque elas conseguem controlar seus corpos durante a queda e de eles serem pequenos e leves demais para sofrer qualquer dano ao atingir o solo.

Isso acontece por causa do conceito da velocidade terminal, no qual a força da gravidade que “puxa” um corpo em direção ao solo é igual e oposta à resistência do ar, que, por sua vez, “segura” a sua queda. A velocidade terminal depende de tamanho, massa e formato de um corpo e, no caso das formigas, um time de físicos da Universidade de Illinois calculou que ela é equivalente a 6,4 quilômetros por hora.

Isso não aconteceria com um humano. O corpo cairia cerca de 200 km/h, sofrendo um belo estrago ao chegar ao chão. O cientista chamado John Burdon Sanderson Haldane, conta que com como a resistência oferecida pelo ar é proporcional à superfície do objeto em queda, se dividirmos comprimento, largura e altura de um corpo por dez, o peso seria reduzido a uma milésima parte, enquanto a superfície seria diminuída a apenas uma centésima parte do total.

O cientista concluiu que a resistência de um corpo pequenino é aproximadamente 10 vezes maior do que a força da gravidade aplicada sobre ele. E ainda temos a questão da capacidade das formigas de conseguir manobrar seus corpinhos durante uma queda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES