Unhas podem “falar” mais sobre a saúde de uma pessoa; saiba 10 sinais

Literalmente, dos fios do cabelos às unhas do pé, é possível saber apenas olhando se uma pessoa está saudável ou não.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“O corpo fala”. Essa frase que é muito utilizada nos meios do teatro e televisão sobre a expressividade dos nossos movimentos e gestos, bem que poderia ser levada à medicina também. Nosso corpo, sendo a máquina biológica que é, também dá muitos sinais de quando algo não está funcionando como deveria. Com informações: Tudo Interessante. 

Literalmente, dos fios do cabelos às unhas do pé, é possível saber apenas olhando se uma pessoa está saudável ou não. Falando em unhas, elas podem “falar” mais sobre a saúde de um indivíduo do que se imagina.

1. Unhas amareladas ou esbranquiçadas

Prestar atenção na cor das unhas é algo que não se deve esquecer. Unhas amareladas pode ser um sinal de doença pulmonar ou acúmulo de líquido linfático no organismo; já a exposição prolongada a substâncias químicas, pode tornar a unha esbranquiçada ou acinzentada, portanto, melhor usar luvas ou qualquer outro tipo de proteção, uma vez que tais químicos podem afetar o organismo como todo. 

2. Unhas com sulcos (linhas de Beau)

Unhas com sulcos (ranhuras ou depressões) podem ser comuns após algum tipo de lesão, como uma batida forte, ou doença, mas elas também podem indicar a deficiência de zinco, doenças como sarampo ou caxumba e até um situação de descontrole na diabetes. 

3. Pontos de hemorragia

Pequenas linhas e pontos marrons ou avermelhados sob a unha, indicam que houve uma leve hemorragia provocada por um vaso sanguíneo rompido, o que não é incomum. Entretanto, se eles aparecem sob cada unha, podem indicar psoríase, lúpus e até doenças cardíacas.

4. Linhas brancas (Linhas de Muehrcke)

Linhas esbranquiçadas correndo sob a unha podem indicar níveis baixos de proteína ou doenças no fígado e rins, além de ser um dos efeitos colaterais da quimioterapia.

5. Unhas grossas

Não estão ligadas necessariamente a uma condição médica, mas podem indicar a presença de fungos, juntamente com o envelhecimento natural e problemas de pressão. 

6. Unhas quebradiças

Essa é uma queixa quase que universal. Unhas enfraquecidas podem se dar pelo contato prolongado com substâncias químicas como detergentes e esmalte de unha; mas, podem sinalizar uma infecção por fungos ou algum problema na tireóide ou psoríase.

7. Unhas em forma de colher

Unhas côncavas podem variar desde uma pequena curvatura interna, até o ponto em que é possível segurar uma gota d’água na depressão. Podem indicar deficiência de ferro, doença hepática (hemocromatose), doença cardíaca, até mesmo hipotireoidismo, condição em que a tireóide funciona menos que o desejado, causando problemas hormonais.

8. Unha em forma de porrete

Essa condição na qual as unhas ficam com essa forma arredondada, quase esférica, pode indicar fibrose pulmonar, asbestose, dente outras doenças relacionadas ao órgão.

9. Unhas esburacadas

Não significam nada muito grave, mas podem ser resultado de psoríase, artrite ou alopecia.

10. Unhas com linhas escuras

Essas aqui merecem atenção especial, pois estão associadas ao mais grave câncer de pele, o melanoma. A consulta ao médico deve ser feita o mais rápido possível para que ele possa avaliar o caso e indicar o tratamento adequado.

 

Se você possui ou conhece pessoas com alguma dessas condições, o conselho é o mesmo: visite sempre um médico, pois somente ele irá dizer a verdadeira causa do seu problema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES