Ursos-de-óculos habitam florestas da Bolívia de forma secreta

As florestas mais ameaçadas do mundo não são as que fazem as manchetes. São as que foram derrubadas há tanto tempo que quase ninguém sabe que ainda existem alguns remendos – ou os tesouros que elas contêm.

urso | Reprodução - Wikipedia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Valeu a pena a viagem. Depois de transpirar pelas encostas das montanhas bolivianas, entrar na floresta era como entrar em um mundo diferente. Os pinheiros retorcidos de Monte Pino de Monte traziam na nossa cara líquens fantasmagóricos cinza-esverdeados. Samambaias e, para minha surpresa, o musgo brotou das fendas da casca e dos pequenos recantos onde os galhos encontravam os troncos. A temperatura parecia cair pelo menos 10 graus.

Mas era mais do que apenas a pausa do calor; meus olhos estavam avidamente bêbados à vista de tanto verde e tantas texturas complexas, após quilômetros olhando para solos secos e arbustos esparsos e espinhosos. Este lugar, no alto dos Andes bolivianos, parecia conter antigos segredos – e meu companheiro de viagem, Mauricio Peñaranda del Carpio, biólogo da Universidade Francisco Xavier de Chuquisaca e da Fundação Cohabitar, confirmou.

Estávamos a caminho de uma dessas maravilhas: o “Banho dos Condores”, um penhasco que prendia pequenas piscinas de água onde os condores andinos (Vultur gryphus) vinham para banhar-se. Vimos sete condores naquele dia, voando como portas voadoras enquanto estendiam suas imensas asas. Segundo Peñaranda, esse foi um dia ruim: num dia bom, você podia ver 70. Mas Peñaranda, que me havia convidado para ir ao El Palmar, não estava aqui pelos condores.

Urso convive com a natureza de floresta. (Foto: Reprodução - Wikipedia)

Ele estava aqui pelos ursos.

Tesouro escondido

As florestas mais ameaçadas do mundo não são as que fazem as manchetes. São as que foram derrubadas há tanto tempo que quase ninguém sabe que ainda existem alguns remendos – ou os tesouros que elas contêm.

Apesar de estar a apenas algumas horas de carro de Sucre, a capital judicial da Bolívia, El Palmar Área Natural de Manejo Integrado é visitada por uma média de apenas um turista por dia – e isso foi antes da Covid-19. Poucas pessoas sabem que esta área protegida contém alguns dos remanescentes mais bem preservados de uma floresta que outrora cobria grande parte dos vales interandinos. Mas nestas florestas esquecidas, Peñaranda descobriu recentemente algo maravilhoso: uma pequena população de ursos de óculos andinos (Tremarctos ornatus).

O que é notável neste registro dos ursos Palmar”, disse ele ao Mongabay, “é que ele nos levam a pensar que se trata de uma população remanescente do que antes era uma distribuição mais ampla do animal neste tipo de ecossistema”. Ao mesmo tempo, nos mostra a fragilidade desta espécie [à destruição do habitat]”.

As florestas secas interandinas outrora cobriam faixas das paisagens em elevações de 500-3.300 metros na Bolívia e, em menor grau, no Peru, que muitas vezes têm um clima relativamente seco devido ao efeito “sombra da chuva” dos picos andinos mais altos. O microclima aqui pode variar drasticamente de vale em vale, e com ele as espécies de árvores; mas essas diversas florestas teriam coberto cerca de 4% do que hoje é a Bolívia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES