Uso de celular durante refeição aumenta em 15% a ingestão calórica

Distração com leitura também impacta na quantidade de calorias

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você é daqueles que não desgruda do celular nem na hora da refeição? Saiba que pode estar ingerindo cerca de 15% mais calorias por conta dessa distração. A informação é baseada num estudo publicado na revista científica Physiology & Behavior, e que foi conduzido pelo professor Luciano Pereira, da Universidade Federal de Lavras (MG), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O estudo foi realizado com 62 adultos jovens, entre 18 e 28 anos, de ambos os sexos, tanto com peso normal quanto com excesso de peso. A ingestão calórica foi comparada em três diferentes condições de refeição: sem qualquer tipo de distração, com uso de smartphone durante a alimentação e também com o uso da leitura.

Para cada condição, os voluntários foram avaliados em diferentes dias, sempre em cabines individuais, todos com as mesmas escolhas alimentares. Cada sessão de alimentação durava cerca de 40 minutos e os participantes comiam até manifestarem estar completamente satisfeitos. Uma sessão foi realizada sem qualquer distração, na outra os voluntários foram estimulados a usar seus smartphones com livre conexão de internet e, em outra sessão, recebiam um texto impresso que poderia ser lido enquanto comiam. A ordem dessas sessões era sorteada para cada participante.

“Os resultados e outros estudos do grupo mostram que quando prestamos atenção no alimento a ser ingerido, em seu sabor e textura, e mastigamos mais vezes, damos tempo ao organismo para assimilar e processar essas informações, preparando-o para a digestão e também influenciando o mecanismo de saciedade, o que, em última análise, nos faz comer menos. Do modo inverso, quando estamos distraídos, acabamos por aumentar a ingestão calórica total e de lipídeos”, explica a Dra. Paula Castelo, professora associada do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Unifesp e coautora do estudo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES