Uso de narguilé aumenta no Brasil e Governo Federal fica em alerta

20 a 80 minutos de narguilé equivale a 100 cigarros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mania entre jovens brasileiros, o narguilé tem deixado o governo em alerta para os riscos causados pelo produto similar ao cigarro e que não é levado tão a sério pelos usuários. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que mais de 212 mil brasileiros admitem usar narguilé.

Destes, 53% afirmaram usar o produto esporadicamente, 27% utilizam semanalmente, 13% fumam mensalmente e 7% diariamente. Dos que usam o narguilé todos os dias, 63% possuem entre 18 e 29 anos e 37% estão na faixa etária entre 30 e 39 anos.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que o uso do narguilé tem uma “glamourização” que atrai os jovens e que passa a impressão de que o produto seria menos agressivo do que o cigarro.

Chioro destacou que uma sessão de 20 a 80 minutos de uso do narguilé corresponde a fumar 100 cigarros.

“Há uma identificação por parte do Ministério da Saúde, do Inca [Instituto Nacional de Câncer], das secretarias, que essa questão do uso do narguilé vem ganhando uma dimensão que merece uma atenção especial”, disse.

De acordo com o ministro, o narguilé provoca a elevação das concentrações de nicotina na corrente sanguínea, de monóxido de carbono expirado e dos batimentos cardiacos. Além disso, a inalação da fumaça contribui para o desenvolvimento de câncer de pulmão, boca, doenças respiratórias e possibilita a transmissão de herpes, hepatites C e tuberculose.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES