Vídeo mostra artista sul-africano dançando com galo preso ao pênis

Tribunal não aplicou punição, pois performance tinha intenção artística.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um vídeo divulgado pela agência France Presse mostra o artista sul-africano Steven Cohen, de 51 anos, dançando com um galo preso ao pênis próximo à Torre Eiffel, ponto turístico de Paris, na França.

Na segunda-feira (5), a justiça francesa considerou Cohen culpado de exibicionismo, mas aplicou nenhuma punição. Um tribunal de Paris considerou que não convinha pronunciar sanções penais contra Cohen, levando-se em conta sua intenção artística.

O artista tinha realizado a performance no dia 10 de setembro de 2013, na praça de Trocadero de Paris. Com um traje extravagante incluindo luvas vermelhas com penas na ponta e um faisão embalsamado na cabeça, dançou com um galo preso ao seu pênis.

"O que fiz é arte e não tem nada a ver com a sexualidade", afirmou o artista diante do tribunal, alegando que "o pênis não era o foco de sua ação" e que "a atração era a vestimenta", que lembrava os cabarés parisienses.

A ideia era "fazer algo leve e, ao mesmo tempo, sério", explicou Cohen, argumentando que "o fato de ter movimento no espaço é algo politizado na África do Sul" e que esta performance traduzia a expressão de uma identidade.

"Tudo isso não tem a ver com sexo", mas com "a identidade de gênero", acrescentou.

Alegou ainda que nenhuma das pessoas que assistiu à performance se queixou, nem mesmo umas freiras que passavam por ali.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES