Folia 2016: Você já ouviu falar na mononucleose,a doença do beijo?

Cuidado com beijo na boca durante o Carnaval

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O clima de paquera que toma conta do Carnaval faz muita gente esquecer certos cuidados. Um simples beijo na boca no meio da multidão pode ser perigoso e transmitir doenças, como a mononucleose, conhecida como “doença do beijo”.

A infecção altamente contagiosa é transmitida principalmente pela saliva e pode atingir qualquer pessoa. Ela é provocada pelo vírus Epstein-Barr, seguida por um citomegalovírus.

Sintomas

Segundo a infectologista Melissa Medeiros, os principais sintomas da mononucleose são febre, dor na garganta e gânglios, caroços doloridos e aumentados nas regiões do pescoço e por trás das orelhas. Os indícios da doença surgem uma ou duas semanas depois do contágio.

Tratamento

A especialista alerta que o tratamento da “doença do beijo” é estritamente sintomático, ou seja, não há cura definitiva da doença, mas apenas combate das reações mais imediatas como febre e dor de garganta.

É preciso tomar cuidado com o uso de antibióticos, principalmente a amoxicilina, que pode gerar como efeito colateral reação alérgica por todo o corpo. Mesmo depois de curado, o vírus permanece no organismo, mas é pequena a probabilidade de causar outras doenças.

Cuidados

Não há receita que previna o folião da mononucleose. Segundo Melissa Medeiros, a maior responsabilidade é de quem está com a doença. Os portadores devem evitar a proliferação do vírus.

Ela também afirma que a “doença do beijo” não é a única que deixa a população vulnerável durante o Carnaval. A especialista lembra o uso de preservativos para evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e o HIV.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES