Você sabe como é definida a data do carnaval?

A páscoa também é um feriado “móvel”

Carnaval | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Oficialmente, o ano novo começa no dia primeiro de janeiro, certo? Sim, mas, para muitos brasileiros, o ano só começa mesmo depois do carnaval, a maior festa do país. A festa é um tradição que movimenta o país inteiro. E você já deve ter se perguntado, porque a cada ano o carnaval acontece em datas diferentes. E a explicação para isso está ligada diretamente pela Igreja Católica. Com informações do Fatos Desconhecidos.

Como todo mundo sabe, a doutrina católica combate veemente os excessos, cometidos pelos foliões durante a festa popular, que é o carnaval. E embora o carnaval seja uma folia pagã, que não tem ligação alguma com a religião, o seu calendário é definido por um sistema de cálculo, criado pela própria igreja.

Então, por esse sistema, a igreja, primeiro define uma das suas datas mais sagradas, que no caso é o domingo de Páscoa. A data comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Depois que a data é definida, chega-se ao domingo de carnaval. Isso a partir de um cálculo bem simples: contam-se retroativamente sete domingos.

                                                                                                                                

Por esse motivo, é que tanto a Páscoa quanto o carnaval possuem datas móveis, diferentemente de outros feriados populares no país. Como por exemplo, 21 de abril, que a morte de Tiradentes, o 7 de setembro, a independência do país. Ou o 2 de novembro, que é dia de finados, ou ainda o 15 de novembro, em que se comemora a Proclamação da República. Por questões óbvias, todos esses feriados são fixos.

Sobre a folia, embora seja uma festa tradicional, a terça-feira de carnaval não é um feriado reconhecido por lei. Ou seja, é apenas uma festa a qual o país inteiro costuma parar parcialmente suas atividades.

Sobre as datas a cada ano, tudo depende primeiramente do equinócio de primavera. Ou seja, a Páscoa deve cair no primeiro domingo após a lua cheia, que se seguir ao equinócio de primavera no hemisfério norte. Isso porque o equinócio marca o início da primavera, geralmente no dia 21 de março. No hemisfério sul, isso equivale ao primeiro domingo depois da primeira lua cheia de outono.

Então, a partir do momento em que a data da Páscoa é definida, pode-se determinar quando será o carnaval. A data deve acontecer sete domingos antes da Páscoa. Sendo assim, o carnaval pode acontecer até mesmo fora do mês de fevereiro, porque como a Páscoa, depende de quando ocorre o equinócio de primavera.

É assim que acontece desde o século 16, com a invenção do calendário gregoriano, criado pelo papa Gregório. No entanto, a partir da década de 1970, empresários do ramo de hotelaria e turismo, principalmente de cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, deram início a um movimento para determinar uma data fixa para a folia de carnaval. Sob a alegação de que a comemoração em datas variadas traziam prejuízos econômicos para o país.

Isso porque, mesmo sabendo da data com antecedência, muitos turistas estrangeiros não conseguem vir ao Brasil por não estarem de férias, durante o período carnavalesco. Segundo o empresário, uma data fixa poderia ajudar tanto os turistas quanto os milhões de brasileiros que comemoram a data a se programar melhor para a festa. Mas, mesmo assim, até hoje, o carnaval continua seguindo a tradição católica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES