Você sabe o que é suspeição? Entenda o que pode acontecer com Moro

Ex-juiz será julgado pela 2ª turma do STF

Moro | Lula Marques
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabe o que é suspeição? No Direito, a suspeição é quando uma autoridade ou agente tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados no caso ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau. 

Neste caso, o próprio juz deve pedir abstenção do julgamento, sem risco de punições ou sanções administrativas. No caso do ex-juiz Sérgio Moro, a inimizade e o cargo de Ministro no Governo Federal podem ter sido o motivo da "paixão" do então magistrado pelo caso.

A tendência é que a maioria do colegiado entenda Moro como suspeito. A análise acontece na tarde desta terça-feira (9). Ontem (8) o ministro Edson Facchin anulou todas as condenações contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), tornando-o novamente elegível, alegando a imparcialidade de Sérgio Moro no caso.

No momento o placar está 2 x 2 pela suspeição de Sérgio Moro.

Crédito: Lula Marques/Reprodução Wikipédia.

As denúncias do ex-juiz, que na época atuava em primeira instância em Curitiba, foram a peça-chave da prisão de Lula. A defesa do ex-presidente alegava que não era competência de Moro, mas a comoção institucional levou ao cárcere do réu.

Dessa maneira, a suspeição do juiz invalidaria os atos por ele praticados, inclusive a prisão de Lula. Conforme o art. 145 do Novo CPC, o juiz será suspeito quando for: amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados; que receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio; quando qualquer das partes for sua credora ou devedora, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive; interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes.

O que pode acontecer?

Se ficar como está, sem Sérgio Moro considerado suspeito, o processo contra Lula vai para a justiça federal do Distrito Federal, mas os atos decisórios dele podem ser aproveitados. 

Mas caso a tendência se cumpra e Moro seja declarado suspeito, então nem mesmo os atos de instrução processual poderão ser reaproveitados no DF. Teria que começar todo o processo do zero, com provas verdadeiramente concretas e um arcabouço jurídico necessário para julgar o ex-presidente culpado, ao ponto de colocá-lo na prisão novamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES