Você sabia que a banana é uma fruta radioativa?

Saiba mais elementos radioativos do cotidiano

Banana | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A banana é uma fruta que tem uma dose significativa de radiação ionizante. Diversos estudos já demonstraram qual é o nível de radioatividade ao qual uma pessoa fica exposta ao comer uma banana de tamanho médio.

S

Segundo a ciência, as bananas contêm isótopos radioativos que se apresentam naturalmente em sua composição, particularmente com a presença do potássio-40, um dos vários isótopos naturais do potássio. A dose não é cumulativa, já que o organismo humano utiliza a secreção para conservar seu equilíbrio metabólico.

A dose de radioatividade equivalente da banana se tornou uma medida informal e a fruta foi considerada útil como uma maneira de informar o público sobre os riscos relativos da radiação.

Os pesquisadores explicam que a exposição à radiação por causa do consumo de uma banana é de aproximadamente 1% da exposição média diária à radiação. Vale dizer que o nível máximo permitido de vazamento de radiação em uma usina nuclear equivale a 2.500 CAM por ano, enquanto uma tomografia computadorizada de tórax fornece uma quantidade de 70.000 CAM (7 mSv) de radiação. Já uma dose letal de radiação é de aproximadamente 35.000.000 BED (3500 mSv).

Outros elementos que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas também contêm doses de radioatividade, como, por exemplo, acabamentos de azulejos e granitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES