Você sabia que o nosso cérebro tem um botão de ‘delete’?

Saiba como o cérebro arranja espaço para novos aprendizados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Se uma pessoa treina bastante inglês, violão, matemática ou qualquer outra coisa, as chances de ficar muito boa nisso são maiores.

Geralmente é esse o método que muitas pessoas utilizam para aprender melhor: repetição, repetição e repetição. Mas o aprendizado depende de um pouco mais do que fortalecer neurônios; também é sobre se livrar do que não usamos. Esse processo se chama “poda sináptica”.

Entenda

As conexões sinápticas do nosso cérebro são como uma pequena trilha que neurotransmissores, como dopamina e serotonina. Mas essas conexões precisam de manutenção, e é aí que entram as células gliais e microgliais.

As células gliais estão ali para acelerar os sinais entre alguns neurônios, enquanto as células microgliais são como removedores de lixo: a função delas é fazer essa “poda” nas conexões sinápticas que não têm muita utilidade.

Cientistas ainda não sabem ao certo o que faz com que a célula microglial identifique qual conexão podar, no entanto, o que se sabe é que as conexões menos “treinadas” e “pensadas” são menos marcadas por algumas proteínas, como a C1q. E quando os radares das microgliais detectam isso, elas se grudam na proteína e podam a sinapse. É desse jeito que o seu cérebro arranja espaço para você aprender coisas novas.

Ajuda

Muito provavelmente você já tenha sentido que seu cérebro está cheio, e que não importa o quanto tente, a informação não fica na sua cabeça. Talvez você não esteja dormindo o quanto precisa.

Acontece que o cérebro poda conexões ineficientes enquanto dormimos. É por isso que, não raramente, acordamos de uma boa noite de sono com a cabeça limpa, podendo pensar com muito mais eficiência. Ou seja, agora que as “trilhas” do cérebro estão limpas, você tem muito mais espaço para absorver novas informações e de fato aprender.

Cochilar também ajudam. Um cochilo de 10 ou 20 minutos é tempo suficiente para que as micróglias entrem e façam uma poda rápida em algumas sinapses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES