Você vai se surpreender com os segredos perturbadores da vida de Charlie Chaplin

Chaplin era descrito como insensível, explorador e sádico, e teve uma vida marcada por polêmicas, que beiravam a ilegalidade

Se surpreenda com os segredos perturbadores da vida de Charlie Chaplin | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Charlie Chaplin, o mago do riso, encantou o mundo com suas palhaçadas no cinema, tornando-se um ícone da comédia e um dos mais importantes símbolos culturais do século XX. No entanto, por trás da maquiagem e das trapalhadas, residia uma sombra perturbadora que muitos que o conheciam pessoalmente testemunharam: um Chaplin descrito como insensível, explorador e sádico. Além disso, sua vida amorosa era marcada por casos tumultuados, cuja predatória natureza beirava a ilegalidade.

PRIMEIRO CASAMENTO - A primeira esposa do artista foi a atriz Mildred Harris. Ela tinha 16 anos e ele, 26, quando se casaram em 1918. No entanto, o casamento acabou em 1920. O casal teve um filho que morreu três dias após o nascimento. Nos papéis de divórcio, Mildred Harris citou crueldade mental como motivo para a separação. Chaplin, por sua vez, a acusou de infidelidade.

SEGUNDO CASAMENTO - Chaplin conheceu Lita MacMurray quando ela tinha oito anos de idade. Aos 12 anos, ela fez o papel de "anjo flertando" no filme 'O Garoto' (1921). Três anos depois ela iniciou um caso com o então Charlie Chaplin de 35 anos. Lita MacMurray  ainda era menor de idade quando engravidou dele, e para evitar escândalo, eles se casaram secretamente em novembro de 1924, quando ela  trocou o nome para Lisa Grey. Mas a união foi problemática desde o início. 

Em seus processos de divórcio, ela acusou Chaplin de obrigá-la a "passar por uma operação ilegal para impedir o nascimento de seu primeiro filho". Documentos divulgados durante a audiência descreveram ainda os supostos casos de Chaplin com inúmeras outras mulheres, e o tratamento "repugnante" e "desumano" dele para com a esposa.

PAULETTE GODDARD - Esse talvez tenha sido um sinal de que Chaplin havia amadurecido emocionalmente: ele se interessou por uma mulher que tinha 22 anos. Ainda assim, ele era mais de 20 anos mais velho que ela. O relacionamento recebeu grande atenção da imprensa de Hollywood. Paulette Goddard se tornou a atriz principal nos filmes 'Tempos Modernos' de 1936 e 'O Grande Ditador' de 1940. Eles se casaram em 1936 e não tiveram filhos. Ela pediu o divórcio em 1942.

O CASO COM JOAN BARRY - Após a separação, Chaplin teve casos breves com várias estrelas, incluindo Joan Barry. Mas o relacionamento acabou com dois abortos e um processo de paternidade movido contra o então comediante de 54 anos, depois que ele negou ser o pai da filha de Barry, Carol Ann. O astro perdeu o caso.

LEI MANN - O caso com Joan Barry teve um impacto ainda mais prejudicial para Chaplin. Há muito tempo, J. Edgar Hoover desconfiava das inclinações políticas de Chaplin e aproveitou a oportunidade para fazer publicidade negativa sobre ele. O chefe do FBI iniciou uma campanha difamatória para manchar a reputação de Chaplin, alegando que o comediante havia descumprido a Lei Mann, que proíbe o transporte de mulheres através de fronteiras estaduais para fins sexuais. O artista foi eventualmente absolvido, mas não antes da imprensa ter comparado o escândalo com o do julgamento pelo assassinato de Fatty Arbuckle em 1921.

QUARTO CASAMENTO - Em 1943, Chaplin estava na casa dos 50 anos, e começou a sair com Oona O'Neill, a filha de 18 anos do dramaturgo irlandês-americano Eugene O'Neill. Em sua autobiografia, Chaplin descreveu o encontro com Oona O'Neill como "o acontecimento mais feliz da minha vida" e afirmou ter encontrado "o amor perfeito". O casal permaneceu junto até a morte de Chaplin e teve oito filhos. Ele e sua família acabaram se estabelecendo na Suíça.  De acordo com relatos,  seu casamento era assombrado por seu temperamento agressivo e pela crueldade que tinha com seus filhos.

INVESTIGADO PELO FBI - Em 'Monsieur Verdoux' (1947), Chaplin criticou o capitalismo e também a indústria da guerra. O filme foi um fracasso de crítica e bilheteria nos Estados Unidos, mas teve uma melhor recepção na Europa. Nos EUA, Chaplin foi acusado de ser comunista e o FBI abriu uma investigação contra ele.

BANIDO DOS EUA - o desnorteado Charlie Chaplin deu as costas ao país e, em janeiro de 1953, estabeleceu-se com sua família em Manoir de Ban, numa extensa propriedade com vista para o Lago de Genebra em Corsier-sur-Vevey.

AUTORITÁRIO - Como cineasta, Charlie Chaplin era conhecido por seus altos padrões de exigência, repetindo várias gravações para alcançar a cena perfeita. Durante a produção de 'A Condessa de Hong Kong', em 1967, ele conseguiu irritar Marlon Brando, que mais tarde expressou preocupação com o estilo didático de direção de Chaplin e sua abordagem autoritária. Chaplin fez uma participação especial no filme, que marcou sua última aparição na tela.

MORTE - Charlie Chaplin faleceu em 25 de dezembro de 1977, na sua casa na Suíça. O artista tinha 88 anos. Chaplin foi enterrado no cemitério da vila de Corsier-sur-Vevey, na Suíça. Em 1º de março de 1978, o corpo do comediante foi desenterrado de sua sepultura por dois ladrões que o enterraram depois num campo na aldeia vizinha de Noville. A dupla de ladrões de túmulos tentou extorquir dinheiro da viúva de Chaplin, Oona, mas acabou sendo pega e o corpo foi devolvido à mesma sepultura, desta vez em uma urna de concreto reforçado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES