Vulcão em Marte permaneceu em erupção por 2 bilhões de anos

Vulcão tem 27km de altura e uma área do tamanho da Alemanha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pedrinha de 200 gramas foi a responsável por provar que um vulcãomarciano permaneceu dois bilhões de anos em erupção ininterrupta. A pesquisa, publicada no periódico Science Advances, usou para análise um meteroito caído na Argélia em 2012. Não é certeza, mas os cientistas consideram um bom candidato o vulcão Olympus Mons, de 27 quilômetro de altura, o mais alto do Sistema Solar.

A rocha, nomeada de Northwest Africa (NWA) 7635, tem 2,4 bilhões de anos de idade, segundo os especialistas. De acordo com análises de exposição a raios cósmicos, ela e outros dez meteoritos saíram de Marte no mesmo período, há um pouco mais de um bilhão de anos. Porém, o que chamou atenção dos cientistas é que os outros dez exemplares foram formados há apenas 500 milhões de anos.

"Isso significa que por dois bilhões de anos existiu uma camada consistente de magma em uma determinada região de Marte", explica Marc Cafee, professor de física e astronomia na Univerisade de Purdue, nos Estados Unidos, e um dos membros do grupo. Ou seja, durante todo o tempo existente entre a criação do NWA e as outras dez rochas, um vulcão precisou estar ativo para forma-las.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES