2011: Brasil deve criar 3 milhões de vagas de emprego

Em janeiro, foram gerados 152.091 postos de trabalho com carteira assinada

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anuncia nesta terça-feira (15), em Brasília, o total de empregos com carteira gerado em fevereiro último.

Em janeiro, foram criados 152.091 postos de trabalho formais, o segundo melhor resultado para o primeiro mês do ano, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Apesar dos aumentos dos juros, que podem reduzir os investimentos das empresas, e da previsão de menor crescimento para a economia brasileira em 2011, o ministro prevê a criação de aproximadamente 3 milhões de empregos formais neste ano, o que representa um aumento de 20% sobre 2010, quando foram abertas 2,5 milhões de vagas com carteira.

Na avaliação do ministro, o aumento do juro tem como objetivo fazer com que a economia cresça de forma sustentável e sem gerar inflação.

Em janeiro, apesar de o resultado ter sido o segundo melhor para o mês, ficou 16% inferior ao do mesmo período do ano passado. Mesmo assim, o ministro avaliou o dado como positivo.

- Este ano começou muito bem e os setores estratégicos responderam muito bem. Houve expansão generalizada de oito setores e apenas dois com queda em função de motivos sazonais, como o sucroalcooleiro e o comércio.

Ao divulgar os dados de janeiro, o ministro não chegou a fazer uma previsão para a criação de empregos em fevereiro, mas sinalizou que haveria recuperação na comparação com janeiro.

De acordo com o ministro, os setores de serviços, comércio e construção civil irão puxar o crescimento do emprego em 2011.

Nos últimos 12 meses, foram criados 2,47 milhões de vagas de trabalho no Brasil, com aumento de 7,34% na comparação com os 12 meses anteriores. Com dados não ajustados pelos cadastros mandados fora do prazo, o número fica em 2,11 milhões de vagas, aumento de 6,2%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES