Saiba escolher o tipo correto de sabonete para a região íntima

O mais importante é que a mulher entenda que a região íntima precisa, sim, de cuidados especiais.

Saiba escolher o tipo correto de sabonete para o cuidado com a região íntima. | iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assim como outras partes do corpo, a região íntima também demanda cuidado e atenção especial na higienização. Além da periodicidade da limpeza, é importante escolher os produtos corretos e ideais para essa finalidade. Há no mercado diversos tipos de sabonetes e inúmeras indicações. Essa diversidade de produtos e a falta de informação sobre o assunto pode confundir as mulheres nessa escolha. É muito comum receber no consultório dúvida de pacientes em relação aos diferentes tipos de sabonete e seus benefícios.

De acordo com o Guia sobre Higiene Íntima, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a escolha das mulheres deve levar em consideração produtos que respeitem o pH ácido da região íntima, que previnem a proliferação de bactérias, ajudando a evitar infecções e odores.

Tipos de sabonete

A região íntima é bastante delicada e sensível, e os sabonetes íntimos são produtos testados, indicados exclusivamente para essa área. A melhor opção são os produtos hipoalergênicos, apropriados para a higiene íntima, que reduzem a chance de ocorrência de quadros irritativos. Deve-se dar preferência aos líquidos, com pH ácido (pH entre 4,2 e 5,6)1 e que produzam pouca espuma.

Os sabonetes comuns, por outro lado, têm pH alcalino, que não é recomendado para o ambiente natural da região íntima. Para se ter uma ideia da alcalinidade, os sabonetes líquidos comuns possuem pH entre 7 e 8, já os em barra ficam entre 9 e 10. Produtos desse tipo podem prejudicar o manto ácido cutâneo que serve como proteção contra germes que podem desencadear irritações e coceira1. O uso inadequado e contínuo de sabonetes alcalinos pode agredir o ambiente sensível da região íntima. Além disso, sabonetes em barra, por serem manuseados por diferentes pessoas, podem promover contaminações e trocas de bactérias entre pessoas.

Por último, outro tipo de produto que é usado pelas mulheres e que gera dúvidas são os sabonetes bactericidas, que em geral, têm pH entre 11 e 12, extremamente alcalinos1. Ser bactericida nem sempre é bom, pois a região vulvar é colonizada por bactérias que fazem o equilíbrio do ecossistema e, portanto não deveriam ser exterminadas. Em tese, a remoção acentuada das bactérias poderia levar a um aumento na seleção, por competitividade e facilitar o crescimento de microrganismos mais resistentes aos antibióticos 2. Além disso, deve-se evitar produtos que contenham substâncias antissépticas (como triclosan e clorexidina) porque a higiene é apenas para remover resíduos e não deve atacar a flora natural da região íntima.

Manutenção da higiene

Prestando atenção a essas diferenças e entendendo a importância de escolher corretamente o sabonete que será usado na região íntima, grandes são as chances de manter o equilíbrio do corpo e da intimidade feminina. Cuidados como esses são indispensáveis para a prevenção de infecções, corrimentos e coceiras na região genital.

Também não pode esquecer que a higienização deveria ser feita pelo menos uma vez ao dia em climas mais amenos e de uma a três vezes ao dia em temperaturas mais quentes. Os lenços umedecidos são úteis para a higiene fora de casa, mas a sua aplicação deve ser suave e o uso não deve ser abusivo para não remover a camada protetora da pele. Os lenços hipoalérgicos com pH ácido, especiais para a região íntima, são os mais recomendados.

O mais importante é que a mulher entenda que a região íntima precisa, sim, de cuidados especiais, assim como outras partes do corpo que recebe atenção especial, como rosto e cabelo. A prevenção é o melhor caminho para manter o corpo equilibrado e livre de problemas, a escolha do sabonete correto é o primeiro passo nesse sentido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES