Aberta mostra sobre cultura e paisagens da Amazônia. Confira imagens!

São 43 imagens, individuais e em séries, de 29 profissionais de todo o Brasil.

Amazonas | Eder Furtado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

(Foto: Paula Giordano)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, com o objetivo de promover o Patrimônio Cultural brasileiro, vem apresentar a exposição fotográfica coletiva Habitar a água: cultura e paisagem nas Amazônias, que conta com 43 fotografias de 29 artistas selecionados a partir de convocatória pública. 

Foto: Eder Furtado

As fotografias foram escolhidas por uma comissão formada por dois servidores do Iphan-PA e uma docente da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Foram submetidas 209 imagens por 63 pessoas de 12 estados do Brasil, que revelaram a diversidade e o primor do olhar fotográfico sobre os bens culturais nas Amazônias.

(Foto: Ari Tomaz)

No Iphan, a dimensão cultural da paisagem tem sido entendida como expressão de práticas que compõem um sistema de relações vinculadas às identidades, às memórias e à ação dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. É uma referência cultural fundada nas maneiras de ver e representar os espaços do cotidiano, que são tão múltiplos quanto forem os olhares possíveis. 

(Foto: Silvia Helena Cardoso)

Dentro desse prisma, nessa exposição propõe-se uma reflexão sobre as relações e interações entre os seres humanos e a natureza a partir do olhar fotográfico sobre os modos de habitar o lugar amazônico. As imagens aqui apresentadas revelam que, à água e aos rios, é possível atribuir várias dimensões de valores culturais nos modos de habitar, na domesticação da água, da floresta e nas representações do sagrado.

(Foto: Kika Antunes)

Todas as fotografias enviadas foram exemplares ainda para mostrar a urgência nos estudos acerca das narrativas de valoração do Patrimônio Cultural que dialoguem com a realidade e modos de vida no Norte do Brasil. E que possibilitem a identificação de bens, práticas e fenômenos passíveis de valoração enquanto Patrimônio Cultural representativo dos processos de formação do território brasileiro. 

(Fotos: Márcio Bolsoi)

(Márcio Bolsoi)

A exposição da galeria online ficará disponível até que se possa realizar seu lançamento físico de forma segura. (Fonte: Superintendência do Iphan no Pará)

(Foto: Gabiriel Bicho)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES