Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Aberta mostra sobre cultura e paisagens da Amazônia. Confira imagens!

São 43 imagens, individuais e em séries, de 29 profissionais de todo o Brasil.

Aberta mostra sobre cultura e paisagens da Amazônia. Confira imagens!
Amazonas | Eder Furtado
Compartilhe

(Foto: Paula Giordano)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, com o objetivo de promover o Patrimônio Cultural brasileiro, vem apresentar a exposição fotográfica coletiva Habitar a água: cultura e paisagem nas Amazônias, que conta com 43 fotografias de 29 artistas selecionados a partir de convocatória pública. 

Foto: Eder Furtado

As fotografias foram escolhidas por uma comissão formada por dois servidores do Iphan-PA e uma docente da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Foram submetidas 209 imagens por 63 pessoas de 12 estados do Brasil, que revelaram a diversidade e o primor do olhar fotográfico sobre os bens culturais nas Amazônias.

(Foto: Ari Tomaz)

No Iphan, a dimensão cultural da paisagem tem sido entendida como expressão de práticas que compõem um sistema de relações vinculadas às identidades, às memórias e à ação dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. É uma referência cultural fundada nas maneiras de ver e representar os espaços do cotidiano, que são tão múltiplos quanto forem os olhares possíveis. 

(Foto: Silvia Helena Cardoso)

Dentro desse prisma, nessa exposição propõe-se uma reflexão sobre as relações e interações entre os seres humanos e a natureza a partir do olhar fotográfico sobre os modos de habitar o lugar amazônico. As imagens aqui apresentadas revelam que, à água e aos rios, é possível atribuir várias dimensões de valores culturais nos modos de habitar, na domesticação da água, da floresta e nas representações do sagrado.

(Foto: Kika Antunes)

Todas as fotografias enviadas foram exemplares ainda para mostrar a urgência nos estudos acerca das narrativas de valoração do Patrimônio Cultural que dialoguem com a realidade e modos de vida no Norte do Brasil. E que possibilitem a identificação de bens, práticas e fenômenos passíveis de valoração enquanto Patrimônio Cultural representativo dos processos de formação do território brasileiro. 

(Fotos: Márcio Bolsoi)

(Márcio Bolsoi)

A exposição da galeria online ficará disponível até que se possa realizar seu lançamento físico de forma segura. (Fonte: Superintendência do Iphan no Pará)

(Foto: Gabiriel Bicho)


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar