Aborto: assunto de debate político e questão de prova

Aborto: assunto de debate político e questão de prova

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi assunto recorrente na reta final das campanhas políticas a presidente do Brasil. Depois, você se deparou com o aborto também na mídia e nas conversas entre amigos. E, agora, por que não no vestibular? O Terra dá dicas de como tratar o tema sem fazer papelão.

Primeiro, é fundamental entender o conceito de aborto. "É a interrupção do desenvolvimento embrionário", explica o professor de biologia Luís Carvalho. Apesar do discurso filosófico de qual seria o momento em que se inicia a vida, quando o gameta feminino (óvulo) e o masculino (espermatozóide) unem-se, o embrião já tem os 46 cromossomos como qualquer ser humano. "Ali já está todo o mapeamento genético da pessoa", completa.

O que muitos não sabem é que o aborto não acontece apenas no útero. Depois da fecundação, há entre 5 e 6 dias para o embrião chegar lá. Enquanto isso, permanece na trompa. O método anticoncepcional DIU, por exemplo, impede que o zigoto (primeira forma do embrião) chegue ao útero após a concepção e é liberado no fluxo menstrual.

Além das questões de biologia, o aborto pode estar presente na redação. "É um excelente tema, porque gera polêmica e obriga o aluno a se posicionar", opina Luísa Canella, professora de redação. A base da dissertação deve ser realizada em cima de argumentações, e dois lados apresentam consistência: o direito do embrião à vida e o direito da mulher em relação ao seu corpo.

Luísa destaca que só porque este é um tema com muitos lados, não significa que o aluno precisa refletir igualmente sobre os prós e os contras. "O vestibulando pode discorrer mais sobre o que ele pensa, pode se posicionar logo de início". Dessa maneira, o texto fica com jeito de artigo e, assim, mais persuasivo. "Se ele for convincente para ambos os lados e concluir simplesmente com a ideia de que este é um tema polêmico, o leitor pode pensar "então qual foi o objetivo de escrever esse texto?", completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES