Academia de Cultura será referência para as produções piauienses

Academia tem como fundamento principal difundir e defender a cultura piauiense.

Academia Piauiense de Cultura | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Academia Piauiense de Cultura (APC) foi inaugurada no sábado (23), onde ocorreu a posse dos seus acadêmicos em solenidade realizada na Associação Comercial no Porto das Barcas em Parnaíba. Bastante prestigiada, a APC nasceu com a missão de ser referência para as produções culturais piauienses.

De acordo com o presidente da APL, Paulo César Lima, a academia tem como fundamento principal difundir e defender a cultura piauiense. “Para que a gente não perca nenhum dos momentos importantes que temos na nossa cultura, seja na música, teatro, folguedos, literatura, em diversas áreas. Nossa primeira intenção é propagar e depois não permitir que nada se perca da cultura piauiense”, disse.

Academia Piauiense de Cultura (Divulgação)

“Nós vamos ter muitas ocasiões de debate inclusive o espírito dessa academia não é o da vangloria fácil e da glorificação, mas o cumprimento de uma missão social que tem como um dos principais objetivos ajudar particularmente a juventude piauiense a se empenhar em atividades artísticas e culturais. Vamos propor concursos literários e musicais e nos empenharemos na preservação do patrimônio histórico. São coisas simples, objetivas e de grande alcance”, destacou Paulo César Lima.

O jornalista, empreendedor social e presidente do Instituto Ubíqua, Jessé Barbosa, que tomou posse como membro da APC, também foi empossado diretor de comunicação da APC. Na oportunidade Jessé destacou que “somente a cultura e a comunicação são capazes de promover a transformação nesse momento”.

Inauguração Academia Piauiense de Cultura (Divulgação)

Site

O presidente da APC disse que dentre as primeiras ações da academia está a disponibilização do site culturapiaui.com que deve ser alimentado com diversas produções, passando a ser referência quando se falar em cultura piauiense. “Quem tiver fazendo uma produção pode utilizar-se do site para a divulgação. Lá vamos concentrar tudo que está sendo feito no Piauí”, comentou.

A gestora cultural, bastante conhecida do movimento negro, Sônia Terratambém foi empossada membro da APC. “Nossos passos vêm de longe e a gente segue construindo dias melhores através da nossa luta e da nossa resistência e assumir essa academia é um grande desafio. Me sinto aqui representando muitas de nós, onde nesses espaços ainda não conseguimos a paridade. A presença da APC nos traz um desafio de compreender a cultura em todas a suas dimensões, simbólica, cidadã”, declarou.

A Academia Piauiense de Cultura é formada por 40 membros de diversas áreas culturais, casa membro fundador tomou assento em uma cadeira que homenageia personalidades piauienses , a exemplo de Assis Brasil, Evandro Lins e Silva, Possidônio Queiroz, Torquato Neto, Simplício Dias, Alberto Silva, Esperança Garcia, Leonardo Castelo Branco entre outros.

A sede da APC será em Parnaíba, mas há membros que residem em diversas partes do estado, em outros estados e até mesmo fora do país. As ações da APC serão voltadas para disseminar a cultura do estado do Piauí, objetivando diminuir distâncias e barreiras de conhecimento e de cultura. A entidade nasceu da necessidade de compartilhar valores da cultura piauiense e desenvolver trabalhos culturais em todo o estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES