Acidente de integrante da banda Restart é vírus no Twitter

O vírus se trata de uma brecha do tipo Cross-site Scripting (XSS), na busca do Twitter

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um link contaminado com a falsa notícia de que o integrante da banda Restart Pe Lanza teria sofrido um acidente trágico foi espalhado pelo Twitter nesta segunda-feira (6). O link já teve mais de 110 mil cliques.

Até o final da tarde, o Twitter não tinha conhecimento sobre o vírus. Após avisados, os desenvolvedores do microblog confirmaram que se tratava de um link contaminado.

O vírus se trata de uma brecha do tipo Cross-site Scripting (XSS), na busca do Twitter, que permite que o link injete código na página, tomando o controle do Twitter do usuário. O vírus não infecta o computador, mas rouba o cookie de autenticação para que o site malicioso poste com a conta da vítima.

Após a notícia seguida com o link com vírus ter sido disseminado pelo Twitter, os usuários do microblog, que logo ficaram sabendo sobre o link contaminado, espalharam a informação para o resto dos internautas.

O vírus teria sido criado por um estudante de programação do Rio de Janeiro em um fórum de discussão da comunidade Orkut Exploits, da rede social do Google. Mais tarde, o estudante pediu desculpas, dizendo que não tinha a inteção de prejudicar ninguém.

A falha foi descoberta pelo estudente por meio do site XSSED, que é especializado em publicar falhas de XSS. Como muitas empresas afirmam que esse tipo de falha não é séria, o site se destina a mostrar como não é verdade. Segundo os desenvolvedores do Twitter, uma equipe completa está trabalhando em cima do vírus para eliminá-lo.

No início da noite, Pe Lanza se manifestou sobre a notícia na sua conta no microblog.

"Fizeram um VÍRUS com o meu nome dizendo que eu MORRI?! pô, que sacanagem! =/", disse o artista no post.

Outro link que chamava para fotos da Sabrina Sato nua também foi disseminado pelo Twitter. Mais uma vez, se tratava de um link com o mesmo vírus.

A notícia acende a polêmica em torno dos links encurtados que são publicados no Twitter. Como eles não mostram de onde o link está vindo, isso acaba sendo uma fácil armadilha para espalhar vírus pelo microblog.

Em junho deste ano, o Twitter anunciou que estava estudando formas de oferecer um encurtamento de URLs automático aos usuários do serviço de microblogs para evitar ataques maliciosos e outros tipos de golpes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES