Descubra aqui como agir caso você sofra uma fratura no pênis

Socorro imediato é fundamental para evitar sequelas como disfunção erétil

Sexo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vocês estão lá, no bem-bom, e tudo está correndo dentro dos conformes. Você se anima um pouco mais, fica por cima dele e o ritmo aumenta. De repente, você ouve um estalo e um grito de dor agonizante vindo do companheiro, acompanhado da imediata perda da ereção. Procure não se desesperar e leve seu parceiro imediatamente ao pronto-socorro, pois ele acaba de sofrer uma fratura do pênis.

Ela não é lá muito comum, mas acontece e pode trazer danos ao desempenho sexual do homem, caso não seja tratada imediatamente. Na verdade, o termo “fratura” não é o mais adequado, já que não há osso no pênis. O nome foi popularizado justamente pelo ruído que muitos pacientes relatam na hora do incidente, que lembra o barulho de uma fratura. Mas o termo correto é ruptura peniana.

Segundo o urologista Dr. Geraldo de Faria, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, ela acontece quando o pênis, em ereção, é submetido a uma pressão axial (na ponta). Ele acaba dobrando, e suas estruturas são rompidas. “Os corpos cavernosos, que são a estrutura erétil do órgão, ou seja, responsáveis pela ereção, são envolvidos por uma capa resistente. Quando o pênis está em ereção total, essa capa fica no máximo da sua distensão e, portanto, mais fina. Qualquer tipo de trauma nessa circunstância promove uma ruptura dessa capa – ela rasga”, esclarece o especialista.

O acidente ocorre mais facilmente quando a mulher está por cima e tenta, em um movimento abrupto, introduzir o pênis na vagina. O órgão masculino acaba sendo comprimido contra o períneo (região entre a vulva e o ânus), provocando a ruptura. “Normalmente, sai muito sangue do corpo cavernoso, há um grande aumento do volume do pênis acompanhado de um hematoma, e a ereção acaba na hora”, descreve o urologista. Segundo ele, na posição contrária – com o homem por cima – é muito mais difícil de acontecer, já que ele controla melhor seus movimentos.

O homem que sofrer ruptura peniana deve dirigir-se imediatamente ao pronto-socorro para que seja submetido a uma avaliação e, na grande maioria das vezes, a uma cirurgia. “Em casos mais graves, pode haver o rompimento da uretra, que é o canal da urina, provocando retenção urinária”, alerta o especialista. A operação consiste na reconstituição da “capa” e da uretra, se for o caso.

O urologista explica que, se a conduta médica for correta, e o atendimento, imediato, os riscos de desenvolver uma disfunção erétil são muito pequenos. Caso contrário, o paciente pode acabar com alguma sequela, como fibrose, o que irá comprometer a ereção.

A recomendação é esperar, pelo menos, 30 dias para recomeçar a atividade sexual após a cirurgia, para garantir uma cicatrização adequada. “Quando o pênis está ereto, há uma pressão interna de sangue muito grande, o que pode ocasionar a ruptura dessa capa mais uma vez, caso a cicatrização não seja bem feita”, explica.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES