Frequência de relações sexuais previne disfunção eréctil, diz instituto dos EUA

Estudo publicado na American Journal of Medicine

Frequência de relações sexuais previne disfunção eréctil, diz instituto dos EUA | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma maior frequ?ncia de rela?es sexuais pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de disfun??o er?ctil (DE), um problema que afecta cerca de 500.000 portugueses, segundo um estudo publicado na American Journal of Medicine.

Depois de analisarem durante cinco anos 989 homens, com idades entre 55 e 75 anos, investigadores do Hospital da Universidade de Tampere, na Finl?ndia, conclu?ram que uma maior frequ?ncia de rela?es sexuais implica menores riscos de contrair DE.

Nos homens que afirmaram ter rela?es sexuais menos de uma vez por semana em m?dia registou-se o dobro da incid?ncia de disfun??o er?ctil do que nos que disseram t?-las uma vez por semana, segundo o estudo, publicado na edi??o de Julho da revista American Journal of Medicine.

Al?m disso, os investigadores observaram que o risco de disfun??o er?ctil est? inversamente relacionado com a frequ?ncia das rela?es sexuais.

Outros factores que podem afectar a incid?ncia de DE, com a idade, afec?es cr?nicas (diabetes, doen?a card?aca, hipertens?o, doen?a cerebrovascular e depress?o), ?ndice da massa corporal e tabagismo foram inclu?dos na an?lise dos dados.

A incid?ncia de disfun??o er?ctil foi de 79 casos em 1000 homens que disseram ter rela?es sexuais menos de uma vez por semana, baixando para 32 em 1000 nos que afirmaram t?-las uma vez por semana e para 16 em 1000 nos que admitiram t?-las tr?s ou mais vezes por semana.

?A regularidade das rela?es sexuais tem um papel importante na preserva??o da fun??o er?ctil entre os homens idosos?, escreve no artigo o Prof. Juha Koskim?ki, do Departamento de Urologia do Hospital da Universidade de Tampere.

?A actividade sexual continuada diminui a incid?ncia da disfun??o er?ctil em propor??o directa com a frequ?ncia coital?, acrescenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES