Amarante terá roteiro turístico e cultural para celebrar 150 anos

Entre as atrações, haverá um espetáculo musical com a tradicional dança do cavalo piancó, pagode do Mimbó e danças portuguesas.

Casa da Cultura | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Casa da Cultura 

Conhecida como berço de grandes poetas, como Da Costa e Silva e Clóvis Moura, Amarante comemora 150 anos  e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vai trabalhar um roteiro turístico, cultural e com apresentações de espetáculos e visitação aos museus da cidade entre os dias 4 e 10 de agosto.

Entre as atrações, haverá um espetáculo musical com a tradicional dança do cavalo piancó, pagode do Mimbó e danças portuguesas. “Com esse espetáculo montado, a cidade de Amarante vai poder circular pelo Piauí e pelo Brasil e levar o resgate da cultura amarantina por vários lugares”, conta o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

A Secult também vai investir em um novo projeto museográfico na Casa de Cultura Odilon Nunes, transformando-a em um espaço dedicado às letras e com perspectiva para sediar um encontro literário ainda em 2021. O espaço fará parte do roteiro de visitação aos museus, durante as comemorações dos 150 anos.    

O professor e arquiteto, Paulo Vasconcelos, responsável pelo projeto de museu itinerante explica que serão oito paradas em museus da cidade.

“Vamos começar pelo centro, no prédio da Prefeitura, antigo mercado da cidade, passando pelo prédio da 1º farmácia do Piauí, que será restaurado, museu da cachaça, exposição do divino, e terminaria na Casa Odilon Nunes. É um conceito diferente de museu, onde o acervo não fica em um só prédio, ele fica na cidade. Faz com que o visitante possa percorrer interagindo com o centro histórico”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES