Novela: Frases de Félix em “Amor à Vida” caem no gosto popular

Já é o novo “a culpa é da Rita”, bordão que não saía da boca de Carminha (Adriana Esteves), em “Avenida Brasil”.

Rede Globo / Divulgação | As tiradas do Félix estão na boca do povo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É batata! Basta Félix (Mateus Solano) soltar uma frase de efeito em ?Amor à vida? para as redes sociais ficarem em polvorosa. ?Não é desonestidade, é falta de terapia?, justificativa que ele deu a Atílio (Luis Melo), na terça-feira, disseminou-se na internet em questão de minutos. Já é o novo ?a culpa é da Rita?, bordão que não saía da boca de Carminha (Adriana Esteves), em ?Avenida Brasil?.

Criativos, os internautas fizeram versões para a frase (veja quadro ao lado). E o autor Walcyr Carrasco não se surpreende com a repercussão do personagem.

- As declarações de Félix caem no gosto do povo porque dizem o que ninguém tem coragem de dizer - acredita o autor, que acrescenta: - Félix é original, diferente, tem estilo. E Mateus é um grande ator. Sabia que iria interpretá-lo com profundidade.

Walcyr também tem uma teoria para o burburinho provocado pela nova tirada do vilão das nove:

- Hoje em dia, a gente tende a perdoar ações destrutivas através de explicações psicológicas. É o chamado psicologismo. Mas explicar um comportamento não significa que ele seja aceitável.

Quem faz coro com o autor é Luis Melo. Apesar de não ter imaginado que a frase pudesse ganhar tamanha projeção, ele compreende o porquê do disse me disse em torno da declaração.

- Félix usa essas frases de efeito porque é uma maneira de se defender. Como o personagem está na moda, faz sucesso. A tirada é muito boa, porque hoje em dia tudo se justifica assim: falta de terapia ou desequilíbrio - analisa

Criador da fala do criminoso, Walcyr acredita que o mau-caratismo de Félix não se resolveria com terapia.

- A terapia ajuda a pessoa a se olhar melhor, a crescer como indivídio e, muitas vezes, a eliminar a inveja que leva a ações destrurivas. Mas acho que falta de caráter não tem jeito, é uma estrutura muito estabelecida no indivíduo - sustenta o autor.

Para Luis, acostumado a dar vida a homens perversos, Félix personifica um tipo novo de vilão.

- Ele traz um tipo de vilania nova, está inaugurando uma coisa diferente na televisão, e isso se deve muito ao humor, numa coisa lúdica que Mateus tem. É um toque de criança malcriada, mimada. Félix faz sucesso porque as maldades são recheadas com esse humor. Ele é um malandro - define o ator.

As expressões mais usadas por Félix

Salguei a Santa Ceia: É o ?joguei pedra na cruz? de Félix

Criatura: Forma sarcástica de se referir às pessoas. Sua mulher, Edith (Bárbara Paz), frequentemente é chamada dessa maneira

Mãe Maravilha: Maneira carinhosa de tratar a mãe

Ratinha: Apelido que Félix deu ao ver sua sobrinha recém-nascida no chão de um banheiro sujo de bar

Pelas contas do rosário: É uma interjeição que vale para qualquer momento. Funciona como ?Minha nossa Senhora? e ?Virgem Maria?

Demônia: Como ele trata a irmã Paloma (Paolla Oliveira) pelas costas

Pai soberano: Jeito puxa-saco de falar com o pai

Suas tiradas

?Abri uma frestinha na porta do armário. Dei uma escapadinha. Eu entro no armário de novo e tranco a porta. Boto cadeado. Juro? Ao tentar demover a mulher do divórcio

?Você deve ser um ótimo corretor. Vendeu o apartamento e levou minha irmã de comissão? Ao conhecer Bruno (Malvino Salvador)

?Minha sogra adorada, não entendo por que você não nasceu com a língua bifurcada, tal o seu veneno? Para Tamara (Rosamaria Murtinho) na mesa de café da manhã

?Se é ex-chacrete, já deve ter despencando. A lei da gravidade é um crime contra a mulher? Sobre Márcia (Elizabeth Savalla)

?Antes de escovar os dentes eu não beijo nem a Bela Adormecida. Aliás, eu não beijo principalmente a Bela Adormecida. Depois de dormir cem anos, já pensou o mau hálito?? Para a mulher, quando ela foi beijá-lo

?Agenda um encontro comigo, Jonathan, meu dia está lotado pra crianças? Ao filho, quando o menino tentou abraçá-lo

?Mãos hábeis. Que vontade de ter uma apendicite!? Suspirando por Jacques (Júlio Rocha)

?Mamãe gosta de tapete persa. Esse é um tapete ambulante? Referindo-se a um empregado tatuado



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES