Amor de Norma pelo marido é uma farsa em Caminho das Índias

E a personagem jura ser apaixonada pelo companheiro e ainda diz que não o trocaria por homem nenhum

Amor de Norma pelo marido é farsa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Norminha, personagem interpretada por Dira Paes na novela da Rede Globo Caminho das Índias, é do tipo que arranca cantadas ousadas por onde passa. Não é difícil entender que uma mulher sensual vestida com roupas justas desperte tantos suspiros masculinos ao seu redor. Ela, no entanto, tem sua parcela de culpa nisso. Sempre que tem a oportunidade, insinua-se para os vizinhos com seu rebolado e olhares maliciosos. Tal comportamento denuncia uma falta de amor pelo marido Abel, vivido pelo ator Anderson Muller. "Quem ama de verdade não pensa numa terceira pessoa", afirma a psicóloga Marina Vasconcellos.

E a personagem jura ser apaixonada pelo companheiro e ainda diz que não o trocaria por homem nenhum. Mas, as suas investidas em novos affairs são freqüentes e quase incontroláveis. "A Norminha tem a ilusão de enganar o marido e também os outros", diz a psicóloga Margareth dos Reis. E as atitudes da suburbana da história de Glória Perez visam a atender seus impulsos sexuais, ou seja, o foco é satisfazer a vontade em detrimento do respeito a Abel. "Ela expõe o parceiro ao ridículo ao colocar na prática uma fantasia pautada na atração sexual por outro homem", fala a especialista. "Isso não é amor, pois esse sentimento inclui o cuidado pelo outro", enfatiza.

Até o momento, Abel não dá indícios de que vai abrir os olhos e virar o jogo. Companheiro subserviente, o policial é cego de amor por Norminha. "Ele é um homem carente que precisa da atenção da mulher", afirma Margareth. "E quando Norma o agrada, ele não consegue prestar atenção no comportamento contraditório dela", completa. Daí, conclui-se que o casal tem um casamento falso pautado numa imagem que não corresponde à realidade. "Na verdade, é um casal de inseguros. Ela é insegura pela aparência e necessita de olhares constantes; ele precisa de atenção a toda hora", diz Marina.

Margareth explica que a autora explora de maneira caricata o tipo de relacionamento que marca o início desse século XXI. "A Norminha e o Abel mostram a fragilidade das relações atuais. As pessoas têm um compromisso a dois, mas querem levar uma vida de solteiro", fala. "Isso se deve à procura pelo prazer imediato e pela satisfação pessoal", explica.

É comum deparar-se com homens e mulheres que mantêm um namoro ou mesmo casamento, mas o enxergam como uma situação passageira. E qualquer contratempo na vida a dois pode desencadear um processo de separação. "Quando surge a frustração, a pessoa vira as costas para o relacionamento. Não é à toa que a frase "A fila anda" tornou-se uma máxima nos dias de hoje", diz Margareth.

Apesar de o individualismo ser cada vez mais marcante na personalidade das pessoas, há quem busque um amor consistente. E compartilhar a vida com alguém pressupõe fazer concessões e esforçar-se para rever a relação de tempos em tempos. "A necessidade das pessoas mudam, por isso, é importante que o casal reveja sempre a relação e restabeleça novos acordos. Só assim é possível a construção e manutenção do amor", finaliza Margareth.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES