Após as homenagens, Néstor é enterrado na Argentina

Após 35h de homenagens, Kirchner é enterrado em Río Gallegos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois da longa homenagem que começou às 11h da manhã (horário de Brasília) desta quinta-feira, com a abertura ao público do funeral na Casa Rosada, o corpo do ex-presidente Néstor Kirchner foi enterrado no mausoléu da família no Cemitério Municipal de Río Gallegos, a 2.636 km ao sul de Buenos Aires. A presidente Cristina de Kirchner, viúva de Nestor, esteve acompanhada dos dois filhos do casal, Máximo e Florencia, de familiares, amigos, políticos e autoridades, durante a cerimônia íntima de sepultamento.

Entre os presidentes sul-americanos que estiveram no velório, apenas Hugo Chávez, da Venezuela, participou da cerimônia que terminou por volta das 22h (horário de Brasília).

O trajeto entre o aeroporto e o cemitério, com direito a caravana popular com cerca de 5 mil pessoas, durou mais de 3 horas. O corpo chegou em um voo procedente da capital argentina após o funeral de Estado. Milhares de pessoas acompanharam os cerca de 10 km do cortejo fúnebre entre o Aeroporto Internacional e o cemitério local. No caminho, levavam cartazes transmitindo mensagens de apoio e oferecendo carinho à Cristina Kirchner. As palavras agradeciam a "Lupo", apelido pelo qual os habitantes de Santa Cruz sempre chamaram Kirchner.

Os populares começaram a se estabelecer ao longo do trajeto pouco depois da uma hora da tarde (hora de Brasília). A concentração somente aumentou pela tarde. Todos queriam transmitir uma última mensagem positiva. Muitos agarraram-se ao carro fúnebre que conduzia os restos mortais do estadista. Quando o cortejo se aproximou do cemitério, Cristina desceu em um dado momento do automóvel para pedir à polícia que não empurrasse os cidadãos que se despediam de seu marido. Enquanto isso, membros do gabinete, legisladores governistas, dirigentes de movimentos sociais próximos ao governo e artistas, como o ator Gastón Pauls, esperavam no cemitério.

Néstor Kirchner morreu aos 60 anos na quarta-feira passada na cidade de El Calafate, vítima de ataque cardíaco. Ele será sepultado em um jazigo familiar após a cerimônia íntima.

Buenos Aires

Em Buenos Aires, uma multidão que fez filas de 2 km durante 26 horas de velório, gritava "Voltarás e serás milhões!", entre bandeiras com as cores do país, azul celeste e branco, relembrando a frase histórica de Evita Perón, ao mesmo tempo em que pediam força à viúva, Cristina Kirchner, cuja fortaleza está à prova. Ao fim das honras fúnebres, na capela ardente do Salão dos Patriotas Latino-Americanos da Casa Rosada, a presidente liderou até o Aeroparque um cortejo de veículos, em cuja passagem milhares de pessoas agitavam bandeiras, cantavam, choravam e atiravam flores.

"Néstor não morreu, Néstor não morreu, vive nos corações do nosso povo trabalhador!", cantava a multidão, em um ato político carregado de sentimentos e que, pela concentração de pessoas, reviveu os funerais de Evita, em 1952, e a do três vezes presidente Juan Perón, em 1974. A morte de Kirchner, aos 60 anos, vítima de parada cardíaca, na residência de El Calafate, extremo sul argentino, fez ressurgir a mística peronista, com o desfile de centenas de milhares de homens, mulheres e crianças pelo centro de Buenos Aires e pela Praça de Maio.

A presidente, que além do cônjuge, perdeu o companheiro de militância de toda a vida, recebeu pêsames e a solidariedade também de uma multidão de chefes de Estado, incluindo o ex-presidente espanhol Felipe González. Passaram pela capela ardente os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva; da Venezuela, Hugo Chávez; Paraguai, Fernando Lugo; Bolívia, Evo Morales; Equador, Rafael Correa; Chile, Sebastián Piñera; Uruguai, José Mujica, e Colômbia, Juan Manuel Santos.

Incerteza

Ao perder seu maior estrategista, a Argentina vive horas de incerteza, mas o principal artífice político do governo, a central operária CGT, renovou seu apoio, depois que seu líder, Hugo Moyano, afirmou que "depois de Perón e Eva, vem Néstor Kirchner". Mas apesar do luto nacional e do respeito que provoca a morte, os ativistas cantaram sem pausa, de dia e de noite, palavras contra Julio Cobos, que há dois anos passou à oposição sem renunciar à vice-presidência, de onde opera sua candidatura presidencial para 2011.

"Vai embora, Cobos, você é um traidor!", bradia a multidão contra o político da social-democrata União Cívica Radical (UCR), que vota leis contra o governo, quando há paridade no Senado, câmara que ele preside. A presidente se destaca como candidata natural do kirchnerismo para 2011, disse o chanceler Héctor Timerman, mas os analistas consideram que deverá lidar com uma reestruturação de gabinete e uma recomposição de forças. A economia cresceu com força total desde 2003, quando seu marido assumiu, a um ritmo de 8% ao ano, com exceção da recessão forçada pela especulação financeira mundial em 2009, embora o país arraste uma inflação de 25% ao ano, não reconhecida pelo governo.

Era Kirchner

Néstor Kirchner chegou ao poder como emergente da pior crise da história, devido ao colapso da economia, após o neoliberalismo implantado entre 1989 e 2001 pelos presidentes Carlos Menem e Fernando de la Rúa. De seu governo, entre 2003 e 2007, se destacam a reforma da Suprema Corte, com juristas de prestígio, os julgamentos por crimes da ditadura (1976-1983), a estatização dos fundos privados de aposentadoria na crise, o cancelamento da dívida com o FMI e o ajuste quase total da dívida em "default".

Em troca, foi criticado por manipular os índices de inflação e por traços autoritários, que despertaram ódios na esquerda e na direita, inclusive em setores peronistas, além do confronto com as corporações da mídia. Irascível e temperamental, enfrentou a Igreja Católica e os patrões dos agricultores, que combateram sua esposa com a maior greve da história do campo em protesto contra impostos sobre as exportações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES