Aromaterapia diminui sintomas de menopausa e TPM

A água de gerânio é conhecida pelo efeito calmante e antidepressivo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As alterações hormonais que atingem as mulheres de acordo com as fases do ciclo menstrual são as principais culpadas pela TPM, a tensão pré-menstrual. E o pior é que não tem muito para onde fugir, pois todo o mês é a mesma coisa: inchaço, mau humor, espinhas, vontade louca de comer doces, dores e etc. Mais intensa em algumas mulheres do que em outras, a verdade é que a luta para amenizar os sintomas da TPM deve ser diária.

De acordo com a ginecologista Rosa Neme, a atividade física pode ser muito eficaz para regular o sistema hormonal e liberar serotonina, conhecido como o hormônio do bem estar. Mas além disso, há outras dicas que podem ajudar você a sair, digamos, vitoriosa da TPM. A água de gerânio, por exemplo, possui efeito calmante, antidepressivo e sedativo, o que ajuda a atenuar o desconforto do desequilíbrio hormonal, até mesmo na menopausa.

Essa água é obtida da maceração do gerânio, que vem do Marrocos. Ou seja, trata-se de uma água cosmética que contém um leve perfume da flor do gerânio, que durante a maceração transfere para a água parte de seus princípios ativos, na forma de óleos essenciais. Segundo Maurício Pupo, professor de cosmetologia, o gerânio atua de maneira natural nos distúrbios hormonais da mulher.

As moléculas presentes nos óleos essenciais desta flor são capazes de penetrar no organismo através da pele ou da respiração e atuam como se fossem reguladores hormonais, pois têm propriedades muito semelhantes aos hormônios femininos. Considerado um fito hormônio natural, o óleo de gerânio é capaz de interferir até na libido feminina e estimular as glândulas da tireóide e do sistema linfático, responsável pela retenção de líquido que perturba as mulheres sobretudo na TPM.

Os especialistas em aromaterapia também acreditam no poder da água de gerânio para equilibrar as emoções e as oscilações de humor. De acordo com Pupo, para usar o gerânio contra os sintomas da TPM, é possível tomar banho com a água desta flor. Para isso, é necessário comprar o óleo essencial de gerânio, que é encontrado nas farmácias de manipulação, e adicionar de uma a duas gotas num litro de água. Depois é só misturar e passar no corpo após o banho.

Outra opção é comprar o óleo essencial do gerânio marroquino e pingar uma gota em cada pulso, massageando levemente com a ponta dos dedos, em movimentos circulares. O especialista sugere repetir esse procedimento três vezes ao dia. Para quem gosta de massagens, também é possível misturar duas a três gotas do óleo de gerânio em 100 ml de óleo de amêndoas e usar para massagear pernas, braços e a região do abdômen, por cima do útero e dos ovários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES