Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

46º Festival de Violeiros do Norte Nordeste começa na sexta

O maior festival de violeiros do mundo acontece de sexta (23) a domingo (25) de agosto no Teatro de Arena, em Teresina.

Compartilhe
Google Whatsapp


O maior festival de violeiros do mundo acontece de sexta (23) a domingo (25) de agosto no Teatro de Arena, em Teresina.

Neste fim de semana Teresina recebe violeiros e repentistas de todo o país para o que é considerado o maior Festival de Violeiros do mundo, segundo o Coordenador do evento, Pedro Mendes Ribeiro. Medidas à parte, o Festival é grandioso na quantidade de pessoas que recebe e nas curiosidades. Durante três dias os violeiros e poetas populares mostram seus talentos em apresentações gratuitas aos teresinenses no Teatro de Arena localizado na Praça da Bandeira, Centro de Teresina sempre às 19h.

Os participantes versam composições e poemas da literatura de Cordel no improviso, nada é decorado, uma verdadeira "universidade" do repente. O tradicional festival é realizado desde 1971 e essa é a característica que o torna grande. "Nosso festival é o maior espetáculo de repente do mundo e recebe cerca de 200 participantes. Hoje se faz o festival em vários países do mundo como Portugal graças ao reconhecimento do nosso no Piauí", exortou o coordenador e presidente da fundação Casa do Cantador, Pedro Mendes Ribeiro.

O festival recebe repentistas do Brasil inteiro e não é classificado como um concurso, mais valoriza a cultura. "Só não temos aqui representantes do PR, SC e RS porque lá eles não tem esse tipo de repente. O restante do país si, os violeiros chegam aqui, se hospedam e se apresentam. Eles recebem um cachê de acordo com sua classificação, com seu talento. A cada dia uma média de 10 duplas - 20 cantadores - se apresentam entre 10 a 15 minutos", classificou o coordenador.

O Festival de Violeiros atrai nomes consagrados do repente e da poesia como Moacir Laurentino, Zé Viola, Valdir Teles, Edmilson Ferreira, Ivanildo Vila Nova, de Pernambuco, Fenelon Santana, de São Paulo entre outros que percorrem festivais do gênero por todo o país, além de novos talentos que renovam à área como Jefferson Silva, um garoto de José de Freitas, cidade vizinha a Capital,o encontro segue se formatando para que essa cultura não venha a morrer.

A  46ª edição do Festival de Violeiros Norte e Nordeste é realizada pela Associação dos Poetas e Violeiros do Piauí desde sua primeira edição e acontece de sexta (23) até domingo (25) de agosto no Teatro de Arena, em Teresina.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×