46º Festival de Violeiros do Norte Nordeste começa na sexta

O maior festival de violeiros do mundo acontece de sexta (23) a domingo (25) de agosto no Teatro de Arena, em Teresina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O maior festival de violeiros do mundo acontece de sexta (23) a domingo (25) de agosto no Teatro de Arena, em Teresina.

Neste fim de semana Teresina recebe violeiros e repentistas de todo o país para o que é considerado o maior Festival de Violeiros do mundo, segundo o Coordenador do evento, Pedro Mendes Ribeiro. Medidas à parte, o Festival é grandioso na quantidade de pessoas que recebe e nas curiosidades. Durante três dias os violeiros e poetas populares mostram seus talentos em apresentações gratuitas aos teresinenses no Teatro de Arena localizado na Praça da Bandeira, Centro de Teresina sempre às 19h.

Os participantes versam composições e poemas da literatura de Cordel no improviso, nada é decorado, uma verdadeira "universidade" do repente. O tradicional festival é realizado desde 1971 e essa é a característica que o torna grande. "Nosso festival é o maior espetáculo de repente do mundo e recebe cerca de 200 participantes. Hoje se faz o festival em vários países do mundo como Portugal graças ao reconhecimento do nosso no Piauí", exortou o coordenador e presidente da fundação Casa do Cantador, Pedro Mendes Ribeiro.

O festival recebe repentistas do Brasil inteiro e não é classificado como um concurso, mais valoriza a cultura. "Só não temos aqui representantes do PR, SC e RS porque lá eles não tem esse tipo de repente. O restante do país si, os violeiros chegam aqui, se hospedam e se apresentam. Eles recebem um cachê de acordo com sua classificação, com seu talento. A cada dia uma média de 10 duplas - 20 cantadores - se apresentam entre 10 a 15 minutos", classificou o coordenador.

O Festival de Violeiros atrai nomes consagrados do repente e da poesia como Moacir Laurentino, Zé Viola, Valdir Teles, Edmilson Ferreira, Ivanildo Vila Nova, de Pernambuco, Fenelon Santana, de São Paulo entre outros que percorrem festivais do gênero por todo o país, além de novos talentos que renovam à área como Jefferson Silva, um garoto de José de Freitas, cidade vizinha a Capital,o encontro segue se formatando para que essa cultura não venha a morrer.

A  46ª edição do Festival de Violeiros Norte e Nordeste é realizada pela Associação dos Poetas e Violeiros do Piauí desde sua primeira edição e acontece de sexta (23) até domingo (25) de agosto no Teatro de Arena, em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES