Academia promove leitura coletiva de obra de Assis Brasil

Para o presidente da APL, Nelson Nery Costa, a obra se trata de livro de grande valor estético

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Academia Piauiense de Letras promove no sábado, 31 de agosto, mais um encontro do Círculo de Leituras do Autor Piauiense. O evento ocorre a partir das 8h30min. no auditório da entidade, situado na Avenida Miguel Rosa, 3300, Centro-Sul. Neste mês, o livro alvo de leitura coletiva é O Prestígio do Diabo (romance), de Assis Brasil, livro número 83 da Coleção Centenário.

Para o presidente da APL, Nelson Nery Costa, a obra se trata de livro de grande valor estético. Nesse romance, “um dos nossos maiores prosadores, expressão de destaque da literatura nacional,  tematiza o sentido da vida e a dimensão da existência humana”, diz Nery Costa, enfatizando que o romance tem no autoconhecimento e  nas perspectivas do cotidiano de trabalhadores  um de  seus pontos elevados.

 O romance apresenta como personagem principal Lázaro, personagem que se surpreende com quedas sucedâneas e inexplicáveis, e usa do símbolo, uma das marcas do autor, o ponto de partida para a tessitura da trama. Empregado em um escritório, Lázaro vivia uma existência trivial, igual, em sua rotina, a de milhares de trabalhadores dos grandes centros urbanos, até vivenciar as inquietantes quedas, para as quais busca uma resposta. Seria um problema espiritual? Seria alguma doença? Como entender a origem de cada queda?

As quedas dariam origem a um processo de mudança radical em sua vida. O Prestígio do Diabo é um romance sobre as muitas "quedas do homem", sobre a fragilidade do ser humano diante de forças complexas, desconhecidas, incontroláveis, que ele carrega dentro de si. Também uma profunda reflexão sobre a força do capital nas sociedades humanas.

 “O problema da realidade nos meus livros é muito interessante. De modo geral, eu nego a realidade enquanto eu interpreto o significado dela, o que acho muito complexo nos meus romances, porque de um modo geral eu não acredito nela (a realidade) e isso para um romancista é muito importante”, relata Assis Brasil ao falar sobre as motivações que o levaram a escrever a obra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES