Acilino Madeira lança “A Ilusória Geometria da Insanidade”

Com poemas ilustrados por Amaral, Acilino já publicou outras obras

Cristiano Oliveira, Acilino e Amaral | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“A Ilusória Geometria da Insanidade”, primeiro livro de poesia do escritor piauiense Acilino Madeira será lançado nesta quinta, 28, às 19h, na livraria Entrelivros. Na ocasião, haverá também o lançamento do documentário “Tudo Tem Viola”, gravado por Cristiano Oliveira.

Natural de São Félix do Piauí e radicado na Paraíba, o economista, filósofo, escritor, poeta e compositor Acilino Madeira abre o livro com “Um poema fora da curva” e explica que o título tem tudo a ver com a realidade atual do Brasil e do mundo e relata que a humanidade vive momentos conturbados e insano.

Com poemas ilustrados por Amaral, Acilino já publicou outras obras, como o livro de contos “Nos Confins da Missão”, em 2007 e no ano seguinte, trouxe ao público o livro de ensaios antropológicos “Monarquia de Sedução”. Mas a poesia sempre esteve presente em sua vida. Fez letras de música para muitos cantores e sempre fez seus poemas mais livres, subjetivos, intimista e que estimulado por seu editor Gustavo Felicíssimo agora estreia com livro de poesia. “Este livro, o título diz tudo sobre o tempo atual, com insanidades política, social”, diz Acilino, enfatizando que neste livro, o Piauí está muito presente e cita por exemplo poema sobre Esperança Garcia. O autor também retrata sua saudade de Teresina, com seu sol de inverno, traz lembranças e memórias de H. Dobal, do Cine Royal, da Igreja da Vermelha.

O livro, segundo o editor Gustavo Felicíssimo, a obra do escritor, letrista e poeta Acilino é para ser lido lentamente, atento às mensagens de cada verso.

Junto com o lançamento do livro, o músico paraibano Cristiano Oliveira brinda o público com o DVD Tudo Tem Viola, um documentário rico, com música, história e depoimentos. Ele mostra a importância da viola na musicalidade brasileira.

Para Cristiano, a viola está presente em todos os gêneros musicais. “Encontramos a viola na música popular, no repente e cordel. É um instrumento usado para acompanhar qualquer gênero, desde os populares até os mais sofisticados”, diz, enfatizando que o DVD é um documentário sobre viola urbana nos dias de hoje, em que traz a linguagem rural, na viola caipira e trafega à vida urbana, a viola usada como instrumento solo. “Mostramos a presença da viola no jazz, no samba, no blues e em todos os gêneros”, diz Cristiano.

Em Teresina, Acilino e Cristiano, acompanhado de Solange Leal, também vão fazer lançamento e apresentar o evento lítero-musical Tinindo e Trincando, nos dias 29 e 30.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES