Angel Vianna abre a temporada da série Camarim em Cena

A segunda temporada do programa Camarim em Cena, vai ao ar no dia 6 (sábado), às 14h, no site do Itaú Cultural

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste episódio, a pioneira da dança contemporânea no Brasil conversa com a jornalista, crítica e curadora desta forma de expressão artística Ana Francisca Ponzio. Angel fala sobre sua atividade nas salas de aula e nos palcos após os 90 anos, a busca pelo conhecimento do corpo e a implantação da dança contemporânea no país, ao lado do marido, Klauss Vianna

A segunda temporada do programa Camarim em Cena, vai ao ar no dia 6 (sábado), às 14h, no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br), tendo como primeira convidada a coreógrafa Angel Vianna, uma das pioneiras da dança contemporânea no país. Iniciada em maio, a série reúne, ao todo, 16 entrevistas gravadas, entre 2016 e 2019,com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos.As conversas são divididas em quatro temporadas de quatro episódios semanais.

Angel conversa com a crítica de dança Ana Francisca Ponzio a respeito de seu pioneirismo na dança contemporânea no Brasil e do seu olhar sensível às singularidades dos corpos. Filha de libaneses nascida em Belo Horizonte, em 1928, ela conta como ao lado de seu companheiro de trabalho e de vida, o coreógrafo Klauss Vianna (1928 - 1992), implementou novidades nas formas de fazer e ensinar dança no Brasil e sobre as dificuldades enfrentadas em diferentes períodos dessa trajetória.

Ela recorda, ainda, como as inovações estiveram presentes nesse caminho, desde a primeira escola de dança que montou,em 1955, em Belo Horizonte, na casa da avó do marido. “Eu disse para Klaus: ‘Vamos começar com o ballet, mas tirando a sapatilha de ponta, pra ver no que dá.’ Em primeiro lugar, ele tirou a barra”, conta ela. “A escola, foi um sucesso absoluto. Mesmo começando com o ballet, a gente já fazia as dobras trabalharem. Tudo o que dobrava no corpo tinha um sentido”, continua na entrevista. O sucesso da Escola de Dança Klauss Vianna deu origem, em 1959, ao Ballet Klauss Vianna, e, em 1975, ao Centro de Pesquisa Corporal Arte e Educação – embrião da Escola Angel Vianna, aberta em 1983, no Rio de Janeiro.

Entre outros assuntos, Angel também fala sobre como trabalha o seu corpo, agora que tem mais de 90 anos, e da incessante pesquisa do movimento corporal,seja nos palcos ou na formação ou na construção de uma consciência crítica e reflexiva sobre a dança. “Quanto mais você entende o corpo, mais você pode trabalhar com ele”, aposta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES