Artistas piauienses levam exposição Matilha Estilizada para Fortaleza

Matilha Estilizada’ reúne trabalhos dos artistas plásticos piauienses Josefina Gonçalves, Lúcia Lopes, Jabuh, Jucelino Nunes e Lysmark Lial

Exposição | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O substantivo coletivo Matilha remete logo a um conjunto de cães. Agora, imagine esse grupo em forma de escultura e estilizada. Essa é a proposta da mostra que acontece até o dia 4 de agosto, em Fortaleza.

‘Matilha Estilizada’ reúne trabalhos dos artistas plásticos piauienses Josefina Gonçalves, Lúcia Lopes, Jabuh, Jucelino Nunes e Lysmark Lial. O convite foi feito pelo também artista Júnior Bezerra.

São dele as esculturas que sofreram intervenções por parte dos outros profissionais. Ele criou as peças em forma de cães e convidou pessoas da área para dar uma roupagem para lá de moderna. E cada um, dentro do seu estilo, foi criando uma concepção. E o resultado surpreendeu a todos. A repercussão tem sido muito boa, segundo seu idealizador. “Como é uma técnica pouco conhecida, as pessoas ficam curiosas em saber a respeito de materiais e método de construção. E a repercussão tem sido bastante satisfatória”, diz Júnior.

Ele conta que começou a fazer esculturas e outros trabalhos há apenas um ano e meio e que foi a partir dessas experiências que chegou ao resultado das peças que estão expostas agora.

O convite veio da organização do evento 100% Design para suas peças em estilo ‘papercraft ou pepakura, que é um método de construção de objectos tridimensionais a partir de papel, semelhante ao origami.

“E como a mostra está homenageando os 100 anos da escola de arte e desiger Bauhaus, resolvi convidar cinco artistas para fazer intervenções nas minhas peças, dentro dessa temática. É uma oportunidade de dar visibilidade aos artistas piauienses, numa mostra que tem bastante visibilidade. Para um público que consome arte e design”.

O grande desafio dos artistas nesse projeto foi utilizar um suporte tridimensional, recurso esse nunca antes experimentado por eles, para apresentar uma peça única e exclusiva, sem perder a característica de cada um, sob a curadoria de Laline Mendes.

O espaço é um dos mais comentados e fotografados da mostra. A artista plástica Josefina Gonçalves participa com a composição Dog Devaneios, em que ela utilizou a técnica em acrílico. “Esse trabalho é inspirado nas cores dos lugares por onde andei, nas cores que vi nos meus sonhos.Cada um dos elementos traduz meus sentimentos de um mundo onde todos se encontram”. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES