Atrações culturais celebram o Dia Internacional da Língua Portuguesa

Música, literatura, oficinas e conversas com autores estrangeiros marcam a data, celebrada mundialmente desde 2009

Avalie a matéria:
Museu em SP tem programação online para Dia Internacional da Língua Portuguesa | Dirceu Rodrigues/Gov.SP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Falada por cerca de 280 milhões de pessoas ao redor do mundo, a língua portuguesa comemora nesta terça-feira (05.05) o seu dia internacional. Para celebrar a data, o Museu da Língua Portuguesa no Brasil iniciou no último domingo uma programação online, com “lives” musicais, encontros de literatura, oficinas e conversas com autores dos demais países que falam o idioma. Todas as atrações serão exibidas no canal do museu no YouTube e no Facebook. Esta é a quarta edição de comemoração do dia, e a primeira de maneira virtual, devido à pandemia do novo coronavírus.

Entre as atrações que podem ser conferidas está a conexão musical entre o músico Hélio Ramalho, que é de Cabo Verde, e o historiador brasileiro Rafael Galante. Juntos, além de tocarem músicas do país africano, eles irão bater um papo, aproximando esses dois países de língua portuguesa. Logo após, o grupo de rap Santa Mala, formado por mulheres imigrantes bolivianas que vivem em São Paulo, fará apresentação de suas músicas para os internautas. Ainda nesta segunda-feira (04.05), músicos portugueses se juntarão com o DJ Rodrigo Bento para um “setlist” especial para finalizar o dia.

No dia internacional da língua portuguesa (05.05), a poeta mineira Ana Elisa Ribeiro conversa com o escritor português Marco Neves, a escritora e artista visual de Guiné-Bissau Gisela Casimiro, o professor moçambicano Nataniel Ngomane e a poeta pernambucana Micheliny Verunschk. O encontro terá como tema a palavra como instrumento para dar conta do que estamos vivenciando hoje. E não poderia faltar poesia neste dia. A atriz Roberta Estrela D’Alva convida poetas do Brasil, de Cabo Verde e de Portugal para a atração “Poesia na língua do Slam”. (Confira a programação completa abaixo).

Instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Dia Internacional da Língua Portuguesa é celebrado desde 2009. O objetivo da data é promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português. A comemoração propicia também a discussão de questões idiomáticas e culturais da lusofonia, promovendo a integração entre os povos desses nove países.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (04)

– 15h Contação de histórias, com Fernanda Raquel.

– 15h30 Língua portuguesa, prazer em te conhecer

Com o idioma em comum e sotaques diferentes, jovens de Angola, Brasil, Portugal e Cabo Verde derrubam fronteiras com um animado bate-papo online. Curadoria e produção: FESTLIP.

– 16h30 Conexão musical: Brasil-Portugal, com Rodrigo Bento.

O DJ Rodrigo Bento, criador da festa de música brasileira Pilantragi, comanda um set de músicas em parceria com coletivos artísticos de Portugal.

– 17h30 Show do grupo de rap Santa Mala

Show do grupo Santa Mala, formado por mulheres imigrantes bolivianas que vivem no centro de São Paulo – próximo do Museu da Língua Portuguesa – um território pleno de diversidade onde a língua portuguesa está sempre em construção.

Terça-feira (05)

– 15h Contação de histórias, com Fernanda Raquel

– 16h Conexão musical: Cabo Verde, com Hélio Ramalho e Rafael Galante.

O músico caboverdiano Hélio Ramalho faz uma discotecagem de músicas próprias e de seu país enquanto conversa com o historiador Rafael Galante. O diálogo aproxima estes dois países de língua portuguesa em uma viagem musical.

– 17h Ortografia também é gente: uma conversa entre escritores.

A poeta mineira Ana Elisa Ribeiro conversa com o escritor português Marco Neves, o professor moçambicano Nataniel Ngomane e a poeta pernambucana Micheliny Verunschk sobre a palavra como instrumento para dar conta do que estamos vivenciando hoje.

– 18h Slam da língua portuguesa, com Roberta Estrela D’Alva e convidados.

Participação de poetas do Brasil, Angola, Moçambique e Portugal.

(Por Victor Maciel/Do MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES