Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne artistas do Brasil

Chico e Renato Teixeira, Cristóvão Bastos, Catia de França, Lucina, Xangai, Mestrinho e Tim Rescala fazem os primeiros shows e oficinas online do projeto

Artistas se apresentam em projeto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, reúnem apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades se iniciam em junho, com “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em mídias sociais, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa, que será lançada no dia 30 de junho, faz parte do Programa Funarte de Toda Gente e se estenderá ao longo de 2021, também com eventos presenciais em nove pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural brasileiro.

Diante da atual fase de distanciamento social, as ações do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente estão concentradas inicialmente na internet – com destaque para as vídeo-oficinas e outras atividades pedagógicas gratuitas; shows curtos; e demais exibições artísticas. Ao longo de 2021, os eventos presenciais ocorrerão em nove cidades brasileiras (conforme as possibilidades). Na programação, música, circo, artes visuais, dança e teatro terão como palco praças e coretos, em áreas consideradas patrimônios históricos da humanidade. No Bossa Criativa, artistas locais se apresentam ao lado de nomes consagrados, em eventos que envolvem ainda exposições, literatura, feiras de arte popular, gastronomia e artesanato. O projeto também conta com uma série de cursos de capacitação e de aperfeiçoamento, direcionados a artistas e empreendedores. É uma grande mostra de cultura, criatividade e empreendedorismo, fruto da parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade.

Criatividade e capacitação

No Bossa Criativa, talentos de várias áreas das artes de todo o país se apresentam em vídeos e “lives”, no ar durante os próximos meses. Estão previstos mais de 80 convidados. As exibições têm uma abordagem pedagógica da obra de cada artista. Nos "pocket-shows", eles também falam sobre suas trajetórias e produções, memórias e influências, em apresentações com duração de 30 a 40 minutos. A cada mês, uma nova leva de atrações fica disponível para o público. Para a primeira delas estão escalados, entre outros, Xangai, Lucina, Gílson Peranzzetta e Mauro Senise, Mestrinho, Cristovão Bastos e Clarisse Grova, Chico Teixeira e Renato Teixeira, Renato da Rocinha, Carlos Malta, Pedro Amorim e Pedro Miranda, Ceumar e Lui Coimbra, Luciana Rabello, Cátia de França e Bia Bedran – que fará uma apresentação para crianças, com música e contação de histórias. Todas as apresentações e “lives” permanecerão disponíveis no site.

No cardápio dos cursos em vídeo, ações dedicadas a diversas linguagens artísticas – como música (instrumentos canto e composição), fotografia, artes plásticas (incluindo técnicas de pintura), circo, dança e teatro. Algumas atividades são direcionada para crianças. Haverá ainda capacitação, nas áreas de restauro de patrimônio; criação e gestão de negócios criativos e culturais; escrita criativa; elaboração, apresentação e gestão de projetos culturais; captação de recursos; e gestão de projetos de patrimônio. Cada curso, ministrado por nomes que são referências em suas áreas, terá de seis a dez vídeos, com duração de oito a dez minutos cada um.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES