Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne artistas do Brasil

Chico e Renato Teixeira, Cristóvão Bastos, Catia de França, Lucina, Xangai, Mestrinho e Tim Rescala fazem os primeiros shows e oficinas online do projeto

Compartilhe


No Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, reúnem apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades se iniciam em junho, com “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em mídias sociais, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa, que será lançada no dia 30 de junho, faz parte do Programa Funarte de Toda Gente e se estenderá ao longo de 2021, também com eventos presenciais em nove pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural brasileiro.

Diante da atual fase de distanciamento social, as ações do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente estão concentradas inicialmente na internet – com destaque para as vídeo-oficinas e outras atividades pedagógicas gratuitas; shows curtos; e demais exibições artísticas. Ao longo de 2021, os eventos presenciais ocorrerão em nove cidades brasileiras (conforme as possibilidades). Na programação, música, circo, artes visuais, dança e teatro terão como palco praças e coretos, em áreas consideradas patrimônios históricos da humanidade. No Bossa Criativa, artistas locais se apresentam ao lado de nomes consagrados, em eventos que envolvem ainda exposições, literatura, feiras de arte popular, gastronomia e artesanato. O projeto também conta com uma série de cursos de capacitação e de aperfeiçoamento, direcionados a artistas e empreendedores. É uma grande mostra de cultura, criatividade e empreendedorismo, fruto da parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade.

Criatividade e capacitação

No Bossa Criativa, talentos de várias áreas das artes de todo o país se apresentam em vídeos e “lives”, no ar durante os próximos meses. Estão previstos mais de 80 convidados. As exibições têm uma abordagem pedagógica da obra de cada artista. Nos "pocket-shows", eles também falam sobre suas trajetórias e produções, memórias e influências, em apresentações com duração de 30 a 40 minutos. A cada mês, uma nova leva de atrações fica disponível para o público. Para a primeira delas estão escalados, entre outros, Xangai, Lucina, Gílson Peranzzetta e Mauro Senise, Mestrinho, Cristovão Bastos e Clarisse Grova, Chico Teixeira e Renato Teixeira, Renato da Rocinha, Carlos Malta, Pedro Amorim e Pedro Miranda, Ceumar e Lui Coimbra, Luciana Rabello, Cátia de França e Bia Bedran – que fará uma apresentação para crianças, com música e contação de histórias. Todas as apresentações e “lives” permanecerão disponíveis no site.

No cardápio dos cursos em vídeo, ações dedicadas a diversas linguagens artísticas – como música (instrumentos canto e composição), fotografia, artes plásticas (incluindo técnicas de pintura), circo, dança e teatro. Algumas atividades são direcionada para crianças. Haverá ainda capacitação, nas áreas de restauro de patrimônio; criação e gestão de negócios criativos e culturais; escrita criativa; elaboração, apresentação e gestão de projetos culturais; captação de recursos; e gestão de projetos de patrimônio. Cada curso, ministrado por nomes que são referências em suas áreas, terá de seis a dez vídeos, com duração de oito a dez minutos cada um.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar