Casa da Cultura comemora 25 anos de fomento à arte

Mantida pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Monsenhor Chaves, a Casa da Cultura fica localizada na Rua Rui Barbosa

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há 25 anos, a capital piauiense passou a contar com um espaço de concentração de arte. Um casarão antigo que abriga cursos, exposições e, principalmente, fomenta a cultura com a profissionalização de novos artistas. Essa é a Casa da Cultura de Teresina, que aniversaria nesta segunda-feira, dia 12, com uma vasta programação.

Mantida pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Monsenhor Chaves, a Casa da Cultura fica localizada na Rua Rui Barbosa, em frente à Praça Saraiva e oferece várias oficinas, como a de dança contemporânea, jazz, sapateado, dança do ventre, bem como de teatro e cinema, além de abrigar o Balé da Cidade de Teresina.

 A diretora da casa, Josy Brito, é uma das apaixonadas pelo local e destaca a importância do espaço para a cidade. “O certo é que quem aceita o nosso convite e passa por aquelas portas nunca mais é o mesmo. Na verdade, cada vez que uma pessoa faz desta Casa sua casa, a história é reescrita. Com a licença poética de João Guimarães Rosa, "o mundo torna a começar". A história de cada um é ressignificada e vemos a arte cumprir lindamente o seu papel social em todo o seu potencial transformador. No entanto, esses mesmos rostos, corpos e histórias transformados são também agentes transformadores. Nas nossas salas, são eles que ditam que cara a música tem, quem são os corpos que dançam, como eu falo das minhas dores através do desenho, da pintura”, frisa.

 Para brindar o aniversário este ano, a casa aposta em sua função transformadora e promoverá um workshop sobre Pesquisa e História com o poeta, escritor e historiador Paulo Machado, bem como uma apresentação do Grupo de Flauta Doce Orquestra. Tudo a partir das 19h com entrada franca.

 -----------

De casa do Barão à morada da cultura

 Construído na última metade do século XIX, o espaço já foi morada do Barão de Gurgueia, seminário, escola e hoje é a mistura de história, educação e cultura. Localizada na Rua Rui Barbosa, no centro da cidade, a Casa da Cultura de Teresina completa 25 anos se consolidando como uma referência da produção artística com cursos de teatro, dança, cinema e exposições.

 A Casa da Cultura é sem dúvidas, o imóvel que mais carrega marcas da história e da cultura da capital piauiense. Edificada por João do Rêgo Monteiro, o Barão de Gurguéia, em um esforço para a consolidação de Teresina como a capital juntamente com o conselheiro Saraiva.

 Em um passeio pela casa é possível sentir em cada viga e portal, nos corredores e nas salas hoje ocupadas pela arte, um pouco da nossa história. Desde as telhas feitas nas coxas dos últimos escravos à fachada reajustada, se tem um pouco das mudanças da capital que se moderniza.

 Ela foi construída em meados de 1870 como uma das primeiras edificações importantes da cidade e, após a morte do Barão de Gurgueia, em 1913, o prédio foi vendido à Diocese de Teresina, passando a funcionar como Seminário. Logo depois, o Seminário foi fechado e o edifício passou a ser residência episcopal, sofrendo alterações na fachada frontal e, em seguida, abrigou o Colégio Pedro II.

 Com o reconhecimento da importância do edifício para a capital, foi feita uma proposta de tombamento, enquadrando na política de preservação dos imóveis de valor histórico e tornando-se um bem com proteção legal. Com isso, foi cedido à Prefeitura de Teresina e restaurado em 1993, se tornando a Casa da Cultura, que recebeu uma nova reforma em 2010.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES