Coleção “100 Melhores” resgata 100 filmes essenciais

“Curta Brasileiro – 100 Filmes Essenciais”: Canal Brasil lança livro em parceria com Abraccine e Editora Letramento

Filme Ilha das Flores | Divulgação
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Quarto e último volume da coleção "100 Melhores", realização conjunta da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Canal Brasil e Grupo Editorial Letramento, o livro "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais" foi lançado ontem, durante a 43ª Mostra internacional de Cinema em São Paulo. A publicação apresenta ensaios sobre uma centena de produções feitas no país, em várias épocas, escolhidas a partir de uma votação realizada no início de 2019 por associados da Abraccine e convidados.

Cada texto é assinado por um autor diferente, o que faz com que a publicação reúna nomes importantes da crítica e do pensamento sobre cinema no Brasil e no exterior. Organizado por Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva, o livro conta ainda com 23 artigos históricos que percorrem a trajetória do formato desde a realização dos cinejornais, no início do século 20, passando pela consagração internacional com filmes como "Ilha das Flores", de Jorge Furtado – que completa 30 anos de lançamento em 2019 e foi eleito o melhor curta-metragem brasileiro de todos os tempos –, à maior abertura para a diversidade em obras que tratam das questões da mulher, do negro, dos grupos LGBTQ+ e dos indígenas.

“Curta Brasileiro” completa a coleção que conta com os títulos "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais" (2017) e “Animação Brasileira: 100 Filmes Essenciais”, produzida pela Abraccine, Canal Brasil e Editora Letramento.

Lista dos 100 filmes incluídos no livro:

Ilha das flores (1989), de Jorge Furtado

Di (1977), de Glauber Rocha

Blábláblá (1968), de Andrea Tonacci

A velha a fiar (1964), de Humberto Mauro

Couro de gato (1962), de Joaquim Pedro de Andrade

Aruanda (1960), de Linduarte Noronha

SuperOutro (1989), de Edgard Navarro

Maioria absoluta (1964), de Leon Hirszman

A entrevista (1966), de Helena Solberg

Arraial do Cabo (1959), de Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro

Alma no olho (1973), de Zózimo Bulbul

Viramundo (1965), de Geraldo Sarno

Vinil verde (2004), de Kleber Mendonça Filho

Documentário (1966), de Rogério Sganzerla

Vereda tropical (1977), de Joaquim Pedro de Andrade

Recife frio (2009), de Kleber Mendonça Filho

Nelson Cavaquinho (1969), de Leon Hirszman

Zezero (1974), de Ozualdo Candeias

Sangue corsário (1980), de Carlos Reichenbach

O dia em que Dorival encarou a guarda (1986), de Jorge Furtado e José Pedro Goulart

O poeta do castelo (1959), de Joaquim Pedro de Andrade

Brasília, contradições de uma cidade nova (1967), de Joaquim Pedro de Andrade

Maranhão 66 (1966), de Glauber Rocha

O som ou tratado de harmonia (1984), de Arthur Omar

Subterrâneos do futebol (1965), de Maurice Capovilla

Mato eles? (1983), de Sérgio Bianchi

Guaxuma (2018), de Nara Normande

Meow! (1981), de Marcos Magalhães

Eletrodoméstica (2005), de Kleber Mendonça Filho

O rei do cagaço (1977), de Edgard Navarro

Fantasmas (2010), de André Novais Oliveira

Socorro Nobre (1995), de Walter Salles

À meia noite com Glauber (1997), de Ivan Cardoso

Dias de greve (2009), de Adirley Queirós

A pedra da riqueza (1975), de Vladimir Carvalho

Memória do cangaço (1965), de Paulo Gil Soares

O duplo (2012), de Juliana Rojas

Quintal (2015), de André Novais Oliveira

Fala Brasília (1966), de Nelson Pereira dos Santos

O porto de Santos (1978), de Aloysio Raulino

Horror Palace Hotel (1978), de Jairo Ferreira

Esta rua tão Augusta (1968), de Carlos Reichenbach

Muro (2008), de Tião

Manhã cinzenta (1969), de Olney São Paulo

O tigre e a gazela (1977), de Aloysio Raulino

Cinema inocente (1980), de Julio Bressane

…a rua chamada Triumpho 969/70 (1971), de Ozualdo Candeias

Carro de bois (1974), de Humberto Mauro

Olho por olho (1966), de Andrea Tonacci

Praça Walt Disney (2011), de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira

Chapeleiros (1983), de Adrian Cooper

Juvenília (1994), de Paulo Sacramento

Os óculos do vovô (1913), de Francisco Santos

Dossiê Rê Bordosa (2008), de Cesar Cabral

Lampião, o rei do cangaço (1937), de Benjamin Abrahão

Animando (1983), de Marcos Magalhães

Jardim Nova Bahia (1971), de Aloysio Raulino

Partido alto (1982), de Leon Hirszman

Torre (2017), de Nádia Mangolini

Mauro, Humberto (1975), de David Neves

Ver ouvir (1966), de Antônio Carlos Fontoura

Congo (1972), de Arthur Omar

Caramujo-flor (1988), de Joel Pizzini

Lacrimosa (1970), de Aloysio Raulino e Luna Alkalay

Palíndromo (2001), de Philippe Barcinski

Um sol alaranjado (2002), de Eduardo Valente

Cantos de trabalho (1955), de Humberto Mauro

O guru e os guris (1973), de Jairo Ferreira

Nosferato no Brasil (1970), de Ivan Cardoso

Mulheres de cinema (1976), de Ana Maria Magalhães

Kbela (2015), de Yasmin Thayná

A voz e o vazio: a vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano

Libertários (1976), de Lauro Escorel

Meu compadre Zé Ketti (2001), de Nelson Pereira dos Santos

Seams (1993), de Karim Aïnouz

Céu sobre água (1978), de José Agrippino de Paula

Dov’è Meneghetti? (1989), de Beto Brant

Teremos infância (1974), de Aloysio Raulino

Texas Hotel (1999), de Cláudio Assis

Rituais e festas Bororo (1917), de Major Thomaz Reis

Integração racial (1964), de Paulo Cezar Saraceni

HO (1979), de Ivan Cardoso

Kyrie ou o início do caos (1998), de Debora Waldman

Pouco mais de um mês (2013), de André Novais Oliveira

Cartão vermelho (1994), de Laís Bodanzky

Um dia na rampa (1960), de Luiz Paulino dos Santos

Moreira da Silva (1973), de Ivan Cardoso

Nada (2017), de Gabriel Martins

Nada levarei quando morrer aqueles que mim deve cobrarei no inferno (1981), de Miguel Rio Branco

O ataque das araras (1975), de Jairo Ferreira

Enigma de um dia (1996), de Joel Pizzini

Amor! (1994), de José Roberto Torero

Menino da calça branca (1961), de Sérgio Ricardo

Estado itinerante (2016), de Ana Carolina Soares

Amor só de mãe (2002), de Dennison Ramalho

Carolina (2003), de Jeferson De

Contestação (1969), de João Silvério Trevisan

Guida (2014), de Rosana Urbes

Exemplo regenerador (1919), de José Medina

Frankstein punk (1986), de Cao Hamburger e Eliana Fonseca



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