Cordão de Dança estreia o espetáculo Piauí

Espetáculo será exibido neste sábado, às 17h, na Escola Municipal João Porfírio de Lima Cordão

Roberto Freitas e elenco | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de se apresentar no mês de abril, em Portugal, na cidade de Lisboa com o espetáculo ‘Piauí’, o Cordão Grupo de Dança mostra ao público local o resultado desta mais nova criação do coreógrafo Roberto Freitas. Ela estará em cartaz neste sábado, dia 1º, às 17h, na Escola Municipal João Porfírio de Lima Cordão, situada na zona Sudeste de Teresina.

Cordão de Dança (Divulgação)

A ideia foi desenvolver um trabalho que tivesse como ponto principal as inúmeras manifestações artísticas e culturais do Estado, mostrando através da dança a riqueza do povo piauiense. “Berço do homem americano, o Piauí, dentre seus inúmeros encantos, tem tradição nas manifestações artístico-culturais, desde a dança, música, humor, literatura, artesanato e muitas outras que fazem da experiência de estar em seu meio um potente caminho de experimentação da vida. Aliando sua arte à sua educação, o Estado torna-se ainda mais potente, destacando-se em âmbito nacional por meio de premiações, tal como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, diz Roberto Freitas, que partiu dos aspectos positivos da região para construir o espetáculo.

E mais. Foi buscar nos sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, mais inspiração para sua composição, que seria vista por pessoas no exterior. Foi nesse lugar de grande ancestralidade, considerado pela UNESCO Patrimônio Mundial, que Roberto desenvolveu a temática, que fala da diversidade de riquezas e no modo de ser do seu povo. 

Cordão de Dança (Divulgação)

“De norte a sul, o calor que emana das relações humanas atrai e conquista a todos que por aqui passam e têm contato com sua cultura, como no caso das apresentações de nossos grupos artísticos fora do Estado, levando a atmosfera da energia que nutre o povo piauiense, fonte de alegria e vontade de viver”, diz.

A trilha sonora foi cuidadosamente escolhida e trabalhada para o espetáculo: ‘Serra da Capivara’ – letra de Glauco Luz, música Luizão Paiva; ‘Miridan (máster)’ – letra e música do grupo Os Olivêra; e, ‘Piauí: presente para o futuro’ – letra e música de Isaque Folha.

Quando foi pensado ‘Piauí’, diz Freitas, ela surgiu com o objetivo de apresentar fora do país as potencialidades no Estado, mas hoje, ele percebe que é preciso também ser vista por pessoas daqui para que reconheçam também seu valor através da arte. 

A estreia em terras estrangeiras foi durante o ‘I Encontro Piauí~Portugal’, evento, que movimentou a cidade de Lisboa de 22 a 25 de abril deste ano, tendo como idealizadora e coordenadora-geral a produtora piauiense Marta Vasconcelos, em parceria com a Casa Marnaz Rogério Bolzan/ SP, com patrocínio do Conselho Nacional so SESI e apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e Assembleia Legislativa do Piauí. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES