“Entardecer”, novo filme de László Nemes, estreia na quinta

Longa vencedor do prêmio da crítica no Festival de Veneza, que retrata uma jovem em busca de seu lugar no mundo, tem distribuição da Califórnia Filmes

Entardecer | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vencedor do prêmio da FIPRESCI – Federação Internacional dos Críticos de Cinema na última edição do Festival de Veneza e exibido em diversos festivais internacionais, como o de Toronto, “Entardecer” é o novo longa do premiado diretor László Nemes, de O Filho de Saul.  

Lászlo Nemes explica que “mesmo antes de começar O Filho de Saul, eu tinha em mente a ideia de fazer um filme sobre uma mulher, sozinha, perdida em seu mundo, um mundo que ela tenta, mas no final não consegue entender”. Para ele, “ENTARDECER se assemelha a um conto, um mistério em si mesmo onde o espectador é convidado para encontrar, juntamente com o personagem principal, um caminho possível através desse labirinto de fachadas e camadas”.  

No coração da Europa de 1913, pré-primeira Guerra Mundial, uma jovem chega a Budapeste, após anos distante de sua cidade natal, em busca de suas raízes e de seu lugar no mundo. Sua principal esperança é conseguir um emprego na lendária loja de chapéus Leiter, que pertenceu aos seus pais e à sua família por muito tempo.  

Quando um homem aborda Irisz, questionando-a sobre um tal de Kálmán Leiter, ela recusa-se a perder a única pista que poderia ajuda-la e se reconectar com seu passado perdido e passa a segui-lo. Sua busca a leva pelas ruas escuras de Budapeste, onde apenas a loja de chapéus brilha, no turbilhão de uma civilização às vésperas de sua queda.  

A intenção de Nemes foi “seguir de perto o personagem principal, permitindo uma abordagem altamente íntima em um filme de época incomum, tentando romper com os códigos previsíveis das percepções de cartão postal de tempos passados”. E assim, conseguir que o “espectador esteja submerso em um mundo desconhecido, onde as pessoas falam línguas diferentes, forçando-o a desistir de algumas defesas”. “Chegar ao espectador de forma diferente é meu objetivo final, depois de fazer o público sentir e pensar”, finaliza o diretor.  

SINOPSE  

Em 1913, durante o declínio do Império Austro-Húngaro, uma jovem mulher (Juli Jakab) retorna à Budapeste, cidade em que nasceu, depois de anos vivendo em um orfanato. Ela começa a trabalhar na loja de chapéus comandada por parentes distantes sem que eles saibam dos laços que compartilham com a jovem.  

László Nemes nasceu em 18 de fevereiro de 1977 em Budapeste, Hungria. Depois de estudar História, Relações Internacionais e Screenwritting em Paris, ele trabalhou como assistente de direção na França e na Hungria em curtas e longas metragens.  

Ele ajudou Béla Tarr em O HOMEM DE LONDRES e, posteriormente, estudou Cinema na New York University. Seus curtas foram premiados com trinta prêmios em mais de 100 festivais de filmes internacionais. Seu primeiro longa, O FILHO DE SAUL, estreou no Festival de Cinema de Cannes em 2015, foi premiado com o Grand Prix e mais tarde recebeu o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Língua Estrangeira em 2016. ENTARDECER é seu segundo longa-metragem. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES