Espetáculo da Batalha do Jenipapo acontece nesta quarta (13)

A apresentação acontece no Monumento Herois do Jenipapo, a partir das 17h30.

Espetáculo Batalha do Jenipapo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tradicional espetáculo da Batalha do Jenipapo, que já faz parte do calendário de comemorações do estado, acontece nesta quarta-feira (13), na cidade de Campo Maior. A montagem reconta a luta histórica do Piauí em apoio à independência do Brasil durante o período colonial. A apresentação acontece no Monumento Herois do Jenipapo, a partir das 17h30.

O espetáculo tem texto e direção de Franklin Pires, que dá uma roupagem musical à história. “O texto foi escrito por mim e é baseado em algumas pesquisas históricas que serviram para retratar um pouco de como foi Campo Maior naquela época”, conta o diretor.

Para esta edição, de acordo com Franklin Pires, o espetáculo irá enaltecer a figura dos anônimos que lutaram na Batalha do Jenipapo tornando isso como um dos temas centrais. “Vamos focar no que acontece em uma família quando o mundo em que ela vive está em guerra. O relato será focado mais na questão familiar”, completa.

O elenco é formado por atores e atrizes profissionais e amadores selecionados por meio de audição realizada em fevereiro. A direção musical será feita por Edvan Alves, como texto e direção geral de Franklin Pires.

HISTÓRICO – A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Durante as comemorações do dia 13 de março é realizada, em Campo Maior, a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES