Feira do Patrimônio começa dia 16 e promove a cultura do Piauí

Organizada por Áurea Pinheiro, iniciativa engloba artes, museologia, turismo e inovação social. É uma proposta pioneira no país, no campo de estudos do patrimônio cultural e museológico

Artesanato na Feira do Patrimônio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No período de 16 a 19 de outubro, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, acontece a Feira do Patrimônio. Uma iniciativa do Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia da UFPI, que tem por objetivo sensibilizar os agentes públicos, privados e sociais, além da sociedade, por meio de ações socioeducativas, para o rico e complexo patrimônio cultural e natural existente não só no Estado, mas também em todo Brasil. Iniciativa que engloba artes, museologia, turismo e inovação social. É uma proposta pioneira no país, no campo de estudos do patrimônio cultural e museológico. 

Divulgação

No evento haverá divulgação e promoção da paisagem cultural, em particular, de patrimônios que se constroem no cotidiano, como hábitos de valorização da cultura, em uma perspectiva que considera aspectos diversos, entre eles, econômicos e educativos. A proposta é refletir sobre uma economia da cultura, que fomente emprego e renda. Atividades diversas devem somar aos muitos questionamentos levantados, como o Simpósio Nacional Patrimônio, Turismo e Museologia de Inovação Social e o Seminário Acervos Digitais Culturais na Rede. A Profª Drª Áurea Pinheiro, que faz parte da organização, diz que a Feira do Patrimônio segue um modelo de eventos similares aos que já ocorrem com sucesso há alguns anos em países como Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e, mais recentemente, em países da África.

Divulgação

“O que se pretende é congregar agentes e instituições, empresas, escritórios de arquitetura e design, operadores turísticos, projetos de base territorial, empresas de conservação e restauro e de reabilitação urbana, universidades e centros de formação especializada, artistas, artesãos, dentre outros”. A Feira do Patrimônio destina-se a públicos diversos, a todos os que se interessam pelas matérias relacionadas aos patrimônios, museus, turismo e inovação social.

Divulgação

Na programação, palestras, rodas de conversa, empreendedorismo social, economia circular, gastronomia, música, dança, poesia, cinema, fotografia, artes em palha, argila, linha, madeira, moda e design de moda. Uma mistura de segmentos, técnicas, conhecimentos, uma rede de trocas que será de grande importância. Será criado um espaço de partilha, de trocas de experiências, de boas práticas, um espaço para empreender, para celebrar a vida em comunidade. Entre os palestrantes desta edição estão: Aurea Pinheiro, Aliana Aires, Atemisia Caldas, Dalton Martins, Felipe Ribeiro, Fernanda Castro,  Josenildo Silva, Luciana Martins, Marcos Silva, Marielle Gonçalves, Cássia Moura, Rodrigo Melo, Shara Jane Adad e Solano Braga. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES