Fortaleza: Terra do Sol celebra 294 anos nesta segunda-feira, 13

Capital cearense é o lugar ideal para quem procura história, diversão, praia e muito calor

Fortaleza | Jade Queiroz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Praia do Futuro, em Fortaleza, é uma das mais visitadas do Ceará. Crédito: Jade Queiroz/MTur 

Fortaleza completa 294 anos nesta segunda-feira (13.04). Uma das capitais mais quentes e badaladas do país, a cidade foi assim nomeada por ter se desenvolvido ao redor da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, antigo forte holandês de Schoonenborch, construído em 1649 para impedir invasões no período do descobrimento.

A história da cidade pode ser contada em um passeio pelo centro histórico, onde estão prédios, monumentos e praças que datam o século XIX. A Catedral Metropolitana, conhecida como Paróquia São José, acolhe os visitantes com suas torres de 75 metros de altura e vitrais coloridos e imponentes. O turista pode aproveitar o passeio e conhecer o Mercado Central, um dos maiores centros comerciais de artesanato do país.

A capital cearense também possui diversos atrativos culturais, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com mais de 1,5 milhão de visitantes ao ano, está entre os mais relevantes centros culturais brasileiros e é um dos principais pontos turísticos do Ceará. O espaço abriga uma exposição fixa sobre os vaqueiros, além de mostras de arte contemporânea, planetário e cinema.

Outra opção cultural é o famoso Theatro José de Alencar. Construído em 1910, o edifício homenageia o célebre escritor cearense e conta com uma biblioteca e uma galeria de arte, além de 800 lugares distribuídos em três andares de construção. Além desse, Fortaleza também possui o teatro e o museu do Humor que perpetua, com orgulho, o jeito alegre e “gaiato” do povo cearense.

Theatro José de Alencar homenageia o célebre escritor cearense, autor de obras como "Iracema" e "O Guarani". Crédito: Jade Queiroz/MTur 

A “Terra do Sol”, como é chamada, é de fato uma cidade viva, alegre e quente. A temperatura média anual se mantém em 26°C, clima perfeito para aproveitar as inúmeras opções de praias que a cidade oferece, como a Praia do Futuro, uma das mais badaladas, com 8km de extensão. As barracas à beira mar se tornaram, ao longo dos anos, grande referência para turistas nacionais e internacionais que buscam música e boa gastronomia.

A Praia de Iracema, por sua vez, um dos símbolos da capital cearense, foi batizada em homenagem à “Virgem dos Lábios de Mel”, musa do romance de José de Alencar. É o local perfeito para admirar o pôr do sol e conhecer outros pontos turísticos como a Ponte dos Ingleses, aterro e espigões.

A cidade possui atrações para famílias e também para os mais aventureiros, como o Beach Park, que possui 20 mil metros quadrados distribuídos em praias, resorts e restaurantes e conta com brinquedos aquáticos para as crianças e para os mais corajosos. Para quem gosta de aventura, entre agosto e outubro ocorre a temporada de ventos, quando muitos moradores e turistas se aventuram nas ondas para praticar esportes como windsurf e kitesurf.

A tradicional feirinha de artesanato da Beira Mar movimenta a orla de Fortaleza. Crédito: Jade Queiroz/MTur

Outra parada obrigatória é o calçadão da Avenida Beira Mar, habitualmente procurado para prática de atividade física, passeio com a família, refeições em bons restaurantes e, claro, compras na tradicional feirinha de artesanatos. Além disso, é sempre uma opção se arriscar nos passos do forró, ritmo popular na região. (Por Vanessa Castro/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES